$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: ENSINO-APRENDIZAGEM INICIAL EM DESIGN: PROJETO COMO GERADOR DE CONHECIMENTOS TEÓRICOS E HABILIDADES CRIATIVAS NO CURSO DE DESIGN DA ESCOLA DE ARQUITETURA E DESIGN DA PUCV
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): ANA VANESSA SIVIERO PEREZ

Colaborador(es):  RITA MARIA DE SOUZA COUTO - Orientador
FLAVIA NIZIA DA FONSECA RIBEIRO - Coorientador
Número do Conteúdo: 37271
Catalogação:  07/03/2019 Idioma(s):  ESPANHOL - CHILE

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=37271@1
Referência [es]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=37271@4
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.37271

Resumo:
A presente pesquisa estuda a elaboração dos processos criativos no ensinoaprendizagem universitário da carreira de Design. Ele concentra seu interesse em uma das Oficinas de treinamento da Escola de Arquitetura e Design (e[ad]), da Pontifícia Universidade Católica de Valparaíso, no Chile (PUCV). Assim, a oficina inicial da carreira de Design, Workshop de Design do Primeiro Ano, torna-se objeto de estudo de caso, para elucidar a geração e o fortalecimento das habilidades criativas dos alunos para o processo criativo de Design no Workshop. Isso traz a necessidade de aprofundar as práticas pedagógicas da oficina escolhida, desde a sua observação, descrever e analisar as metodologias utilizadas e construir uma formalização e teorização do sistema metodológico. Argumenta-se que o professor, sob a metodologia do Project Workshop, é um agente orientador que orienta a educação do aluno através de um diálogo que é alcançado e que habilita o aluno a desenvolver e gerar habilidades necessárias para realizar de forma criativa em seus negócios, podendo abstrair, ver e construir de forma original. Para entender a singularidade desta instância criativa que é dada na metodologia de e[ad] hoje, voltamos para 1952, ano em que um grupo de professores começa a construir o caminho que singularmente orientará o treinamento de estudantes de esta Escola. Este treinamento é definido pelo ensino-aprendizagem no Workshop, caracterizado pela maneira original de ver a realidade cada vez (novamente) da observação; acompanhado em paralelo por outro aspecto relevante e único, que é a área em que o Workshop está inscrito, que está intimamente ligado à poesia. Assim, elementos como: o conceito de coletividade; a dedicação dos professores; a tríade: vida, trabalho e estudo; os espaços físicos onde o escritório é acomodado; o número de alunos na escola; as três corridas ensinadas sob o mesmo teto; as viagens de Travesías e suas obras construídas; os atos poéticos e atividades nas quais todos os alunos participam; os diferentes assuntos paralelos e assuntos comuns que todos os alunos têm ao mesmo tempo; eles estão construindo esse campo particular da maneira de pensar, de ser e de fazer do aluno, gerando a maneira criativa e original em que cada aluno enfrentará o comércio, dando-lhes uma marca ou distintivo para cada um.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui