XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: PROPAGAÇÃO DE SOM EM AMBIENTES ACÚSTICOS VIRTUAIS BIDIMENSIONAIS Autor: SERGIO ALVARES R SOUZA MAFFRA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
MARCELO GATTASS - ORIENTADOR
LUIZ HENRIQUE DE FIGUEIREDO - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 3723
Catalogação: 16/07/2003 Liberação: 17/07/2003 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=3723@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=3723@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.3723
Resumo:
Título: PROPAGAÇÃO DE SOM EM AMBIENTES ACÚSTICOS VIRTUAIS BIDIMENSIONAIS Autor: SERGIO ALVARES R SOUZA MAFFRA
LUIZ HENRIQUE DE FIGUEIREDO - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 3723
Catalogação: 16/07/2003 Liberação: 17/07/2003 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=3723@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=3723@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.3723
Resumo:
Durante muito tempo, a simulação computacional de fenômenos
acústicos tem sido utilizada principalmente no projeto e
estudo da acústica de ambientes. Recentemente, no entanto,
podemos ver um maior interesse na utilização dessas
simulações como forma de aumentar a sensação de imersão
em ambientes virtuais. De forma geral, podemos dizer que um
ambiente acústico virtual deve ser capaz de realizar duas
tarefas: simular a propagação do som em um ambiente e ser
capaz de reproduzi-lo com seu conteúdo espacial, isto é,
reproduzi-lo de forma a permitir o reconhecimento da direção
de propagação do som. Esta dissertação trata desses dois
assuntos. São revistos os algoritmos mais comuns para o
cálculo da propagação do som e, brevemente, as formas
utilizadas para reproduzir áudio com conteúdo espacial.
Também é apresentada a implementação de um ambiente acústico
virtual, baseado nos algoritmos de beam tracing, que simula
a propagação do som em ambientes bidimensionais. Como
grande parte do cálculo de propagação é realizada em uma
etapa de pré-processamento, o ambiente acústico virtual
implementado trata apenas de fontes fixas no espaço. Os
caminhos de propagação calculados são compostos de
reflexões especulares e difrações do som.
Descrição | Arquivo |
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTA DE FIGURAS | |
INTRODUÇÃO | |
CAPÍTULO 2 | |
CAPÍTULO 3 | |
CAPÍTULO 4 | |
CAPÍTULO 5 | |
CONCLUSÃO | |
BIBLIOGRAFIA |