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Título: ALGORITMOS ELEITORAIS: IMPACTO DA MINERAÇÃO DE DADOS DE UMA DEMOCRACIA
Autor: CÁSSIA RAINNY PIRES PINHEIRO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  ANDREA RIBEIRO HOFFMANN - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 37222
Catalogação:  28/02/2019 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=37222@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=37222@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.37222

Resumo:
Este trabalho apresenta como estudo de caso a eleição Norte Americana de 2016 e o uso de propaganda eleitoral como forma de ilustrar a nova Economia de Dados. A era da sociedade informacional Castells (1999) faz uso das tecnologias de comunicação para se informar fazer compras, manter contatos, e parte desse processo requer que se forneçam informações que serão armazenadas em grandes bancos de dados. A empresa Cambridge Analytica é uma das participantes desse mercado recém-formado, que conseguiu colocar um valor econômico a vasta quantidade de dados, e que por meio da mineração e analise de dados conseguiram formar perfil de eleitores, e este é o produto da empresa: a propaganda direcionada. Com surgimento da Internet foi possível ampliar a intensidade com que as informações são transferidas, a capacidade de alterar a rapidez e reduzir distâncias é o que diferencia a nova fase da história do mundo. Em vista o surgimento da precificação das informações dos usuários- que acabam se tornando produtos nesse mercado- o artigo pretende apresentar a necessidade do fortalecimento da legislação que prescreve como essas empresas devem atuar. Sobre tudo porque na ausência de leis que exigem o consentimento, a transparência da mineração, e como é feita a analise de dados, os direitos dos indivíduos acabam sendo minados, e nos deparamos com a possível manipulação da parcela da sociedade que são atingidas pelas propagandas. E se uma vez que a democracia é pautada pela liberdade de informação e por uma sociedade livre, a desinformação dessa sociedade torna-se uma ameaça.

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