$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: FUSÕES E AQUISIÇÕES NO BRASIL ENTRE 1994 E 2016
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): PEDRO NERI CANNABRAVA

Colaborador(es):  WALTER NOVAES FILHO - Orientador
Número do Conteúdo: 37204
Catalogação:  27/02/2019 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=37204@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=37204@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.37204

Resumo:
Esta dissertação analisa 3.193 fusões e aquisições que satisfazem três condições: a transação foi concluída entre 1994 e 2016, a adquirida é brasileira e pelo menos uma das empresas envolvidas é de capital aberto. Os principais resultados são: i) o múltiplo de mercado documentado é alto: mediana de 9,33 para a razão do Valor Econômico da Empresa sobre o seu EBITDA, enquanto, no mesmo período, a mediana desse múltiplo para todas as empresas brasileiras de capital aberto é de 6,92; ii) 64 porcento das transações na amostra foram horizontais, isso é, envolveram compradoras e adquiridas que operam na mesma indústria; iii) em 51 porcento das transações na amostra, investidores estrangeiros adquiriram empresas brasileiras; iv) empréstimos subsidiados pelo governo brasileiro estão presentes em 73 empresas adquiridas das 218 fusões e aquisições na amostra que envolviam troca de controle, e em 41 empresas adquirentes; e v) um incremento de um ponto percentual no PIB real aumenta em 14,7 porcento o volume financeiro real envolvido nas transações de fusões e aquisições. Os dados sugerem que as fusões e aquisições no Brasil são motivadas por uma busca por aumento de poder de mercado ou por expansão da atuação de empresas estrangeiras no mercado brasileiro. A presença de empréstimos subsidiados nos balanços das empresas adquiridas indica que motivações financeiras para as transações também são relevantes.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui