$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC |



Título: UTILIZAÇÃO DO PROCESSAMENTO DIGITAL DE IMAGEM SAFT EM INSPEÇÕES NÃO-DESTRUTIVAS PELA TÉCNICA ULTRA-SÔNICA: O ESTADO DA ARTE
Autor: JORDANA LUIZA BARBOSA DA COSTA VEIGA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  IVANI DE SOUZA BOTT - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 37142
Catalogação:  26/02/2019 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  MONOGRAFIA DE ESPECIALIZAÇÃO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=37142@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.37142

Resumo:
O ensaio ultra-sônico é uma inspeção não destrutiva amplamente utilizada na indústria. Apesar disso, esta apresenta algumas limitações que a conferem perda de precisão nas inspeções realizadas. Este trabalho irá verificar o estado da arte de um processamento digital de imagem com intuito de diminuir limitações da técnica ultra-sônica, tais como localizar e dimensionar trincas em chapas finas e trincas perpendiculares à superfície de inspeção. O processamento digital de imagem a ser aplicado será o SAFT (Synthetic aperture focusing technique). Este consiste em um processo no qual as propriedades focais de um transdutor focalizado de grande abertura são reproduzidas, ou sintetizadas, por uma série de medidas realizadas utilizando-se um transdutor de pequena abertura que tenha sido varrido sobre uma grande área. Em outras palavras, o processamento do SAFT consiste em simular um transdutor focalizado por meio da correção do sinal através de um algoritmo matemático. A técnica SAFT consiste de um processamento de sinal que visa melhorar a capacidade de localização e de dimensionamento de defeitos, através de uma melhora na resolução axial do sinal com aumento da relação sinal/ruído. O presente trabalho tem o objetivo de apresentar considerações sobre inspeções ultra-sônicas e processamento digital de imagem, descrever o método de processamento de imagem SAFT aplicado a ensaios ultra-sônicos executados pelas técnicas ultra-sônicas: pulso-eco, TOFD, duplo cristal, tandem e delta. Trabalhos técnicos publicados foram selecionados, e aqui descritos e discutidos. Os resultados obtidos, para que a melhora nos sinais provenientes de inspeções ultra-sônicas provocada pela utilização de pós-processamento de imagem em comparação ao sinal sem processamento pudesse ser avaliada e para que o estado da arte neste método de processamento de imagem fosse exibido.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui