INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: LOGÍSTICA NA APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS DE PROJETOS DE PESQUISA, DESENVOLVIMENTO E INOVAÇÃO: ESTUDO DE CASO DO PORTFÓLIO DE PROJETOS DO PROGRAMA REGULADO DE PDI DA LIGHT/ANEEL
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): CAMILA MOURA CAIAFFA

Colaborador(es):  NELIO DOMINGUES PIZZOLATO - Orientador
MAURICIO NOGUEIRA FROTA - Coorientador
Número do Conteúdo: 37136
Catalogação:  25/02/2019 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=37136@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=37136@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.37136

Resumo:
O presente trabalho teve por objetivo mapear a logística na gestão do portfólio de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica do Programa regulado de P e D da ANEEL. Desenvolvido no contexto regulatório e empresarial, avalia em que medida a realização desses projetos resultam em benefícios econômicos para concessionária. O trabalho examinou (i) gargalos que dificultam a apropriação dos resultados dos projetos de P e D pela própria concessionária e (ii) os aspectos motivacionais induzidos pela introdução de políticas públicas de incentivo ao setor. Esse foi o caso da Lei 9991/2000 que cria condições favoráveis à sustentabilidade corporativa e à introdução de inovações no mercado das concessionárias distribuidoras de energia elétrica pela aplicação de um percentual da sua receita operacional líquida no desenvolvimento de projetos de P e D. Os resultados da pesquisa confirmam uma tendência de crescimento dos montantes anuais de investimento no Programa e uma determinação de concentrar recursos num número menor de projetos direcionados às linhas de pesquisa de maior relevância da concessionária. A maioria dos projetos foi desenvolvida por universidades, com ou sem parceria com outras instituições, por um valor médio mais baixo do que o praticado pelas demais instituições executoras. Já as indústrias não tomam a iniciativa de propor projetos de P e D, provavelmente por não disporem de laboratórios próprios. Como medida para evitar a pulverização dos recursos de pesquisa observou-se uma preocupação do gestor em concentrar recursos em iniciativas de centros de pesquisa comprometidos com a solução de temas relevantes que têm afligindo o setor.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
CAPÍTULO 7  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui