INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: GERAÇÃO Y E A EXPOSIÇÃO VOLUNTÁRIA NO FACEBOOK
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): MARIO RUBENS DE OLIVEIRA CARNEIRO

Colaborador(es):  PAULO CESAR DE MENDONCA MOTTA - Orientador
Número do Conteúdo: 37122
Catalogação:  25/02/2019 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=37122@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=37122@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.37122

Resumo:
Este trabalho buscou identificar os principais fatores que influenciam no comportamento dos membros da Geração Y no Facebook, com ênfase no aspecto da exposição. O estudo teve por base as teorias de Coortes Geracionais e de Sites de Redes Sociais, bem como os conceitos de exposição e privacidade. Inicialmente, uma pesquisa bibliográfica e entrevistas semi-estruturadas levantaram 49 variáveis pertinentes. Na sequência, dados de campo foram coletados através de um questionário. A amostra utilizada foi formada por 473 indivíduos. A análise empregou técnicas estatísticas de Análise Fatorial Multivariada, seguidas de estudos de Regressões Lineares. Ao final, emergiram 10 fatores: Aderência, Dependência, Egocentrismo, Carência, Receios, Arrependimento, Privacidade, Popularidade, Risco e Banalização; dos quais os quatro primeiros mostraram-se capazes de explicar 22,4 por cento da variação no grau de exposição do comportamento dos respondentes. Enfim, o estudo mostra como o comportamento de exposição voluntária da Geração Y no Facebook é determinado com base em aspectos, como: grau de ligação, afinidade e envolvimento sentimental dos usuários com o site; atitudes auto-centradas, que revelam preferências por falar de si; exposição de sentimentos em busca de suporte emocional; e reconhecimento de malefícios no uso associado à incapacidade de abandono. Assim, a Geração Y demonstra um uso intensivo, voluntário, afetivo e recompensador do site. E seus usuários mais expositivos apresentam comportamentos de uso rotineiro, com acesso por diferentes meios e de diferentes lugares em busca dos benefícios do compartilhamento, demonstrando uma opção por se expor que por um lado é consciente e por outro pode tornar-se inevitável.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui