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Título: SOMOS GRANDES: PRODUÇÃO CULTURAL DE JOVENS NA CIDADE DE DEUS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): ZENAIDE MARIANO RIBEIRO

Colaborador(es):  ROSALIA MARIA DUARTE - Orientador
Número do Conteúdo: 37114
Catalogação:  22/02/2019 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
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Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=37114@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=37114@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.37114

Resumo:
Este trabalho analisa o envolvimento dos jovens da Cidade de Deus com a produção cultural tendo como foco principal o modo como constroem relações entre sua produção cultural e sua vivência escolar. O estudo foi realizado com vinte jovens, com idades entre 12 e 22 anos, estudantes do ensino fundamental e médio, membros de grupos produtores de cultura na Cidade de Deus. A abordagem foi qualitativa; foram realizadas observações nas instituições culturais frequentadas pelos jovens e entrevistas, no período de julho a setembro de 2013. As entrevistas foram submetidas a análise de conteúdo com o auxílio do software Atlas/ti. Os estudos sobre juventude realizados por Marília Sposito e Juarez Dayrell foram adotados como principal interlocução teórica neste trabalho. Os resultados obtidos indicam que os jovens estão obtendo ganhos importantes com o engajamento na produção cultural, especialmente no que diz respeito a habilidades pessoais, à sociabilidade e à familiaridade com a cultura historicamente acumulada e socialmente legitimada. Eles entendem que esses ganhos facilitam a aprendizagem e a experiência escolar, mas estabelecem poucas relações entre a produção cultural e os conteúdos escolares. A inserção no mundo do trabalho através da produção cultural é um objetivo partilhado por todos os entrevistados, que vislumbram a continuidade dos estudos até o nível universitário como principal estratégia para alcançar esse objetivo. Entretanto, divergências entre a lógica escolar e a da produção cultural dos jovens dificultam a inserção desta na escola.

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