$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC|



Título: ESTUDO COMPARATIVO ENTRE PIG PALITO E PIG MFL COM BASE EM INSPEÇÕES REAIS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): FREDERICO SILVA GUIMARAES

Colaborador(es):  JOSE LUIZ DE FRANCA FREIRE - Orientador
Número do Conteúdo: 37105
Catalogação:  22/02/2019 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  MONOGRAFIA DE ESPECIALIZAÇÃO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=37105@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.37105

Resumo:
Dutos podem sofrer processos de degradação provocados por corrosão, impacto, fadiga, defeito de fabricação e erro de operação. Tais degradações podem levar o duto a vazar, ou mesmo romper. Para detectar precocemente tais problemas, periodicamente são realizadas inspeções com PIGs instrumentados nos dutos. O PIG MFL é hoje um dos equipamentos mais conhecidos e mais utilizados nesse tipo de inspeção. O PIG Palito é uma nova tecnologia para inspeção de dutos que se propõe a ser uma alternativa mais barata e exata em relação aos PIGs mais tradicionais, além de permitir inspeções em dutos com geometria complexa (que são um obstáculo para os PIGs tradicionais). Este trabalho pretende demonstrar que uma inspeção com o PIG Palito é capaz de obter resultados tão bons quanto uma inspeção com PIGs tradicionais (como o MFL e o Ultrassônico). Para tal, foram comparados os dados relatados por uma inspeção Palito com os dados relatados por uma inspeção MFL sobre uma mesma linha. Nessa comparação foram identificados os dados que foram relatados em ambas as inspeções e, dentro do possível, são explicados os dados que foram relatados por apenas uma das inspeções. Ao final da comparação, demonstra-se que, excluindo-se os dados que um determinado PIG é fisicamente impossibilitado de detectar (como por exemplo, incrustações no caso do PIG MFL, ou corrosões externas no caso do PIG Palito), a maior parte dos dados (mais de 99 por cento) foi relatado em ambas as inspeções, e que além disso, tanto a inspeção MFL quanto a inspeção Palito relataram algumas corrosões que não foram relatadas pela outra. Esse resultado é um forte indicador de que em uma linha onde as limitações do PIG Palito não são de grande relevância (por exemplo linhas que não tem tendência a apresentar corrosões externas), o PIG Palito pode ser uma alternativa, mais barata e exata, para uma inspeção do que os PIGs tradicionais.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui