$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC|



Título: ASPECTOS OPERACIONAIS RELEVANTES PARA O COMISSIONAMENTO E PRÉ-OPERAÇÃO DE INSTALAÇÕES DE GÁS NATURAL
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): PEDRO SERGIO DE BARCELLOS FILHO

Colaborador(es):  JOSE LUIZ DE FRANCA FREIRE - Orientador
Número do Conteúdo: 37091
Catalogação:  22/02/2019 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  MONOGRAFIA DE ESPECIALIZAÇÃO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=37091@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=37091@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.37091

Resumo:
Esta monografia tem a finalidade de prover, como objetivo geral, um estudo sobre as normas existentes relativas ao comissionamento e pré-operação de instalações de gás natural e acrescentar aos pontos estudados conhecimentos adquiridos pelo autor para melhor desenvolvimento da área, contribuindo para a criação de novas normatizações técnicas de comissionamento e pré-operação de instalações de gás natural. Em primeiro lugar realizou-se uma pesquisa bibliográfica sobre o gás natural e foram realçados os itens relevantes da cadeia de produção, transporte, distribuição e consumo do gás natural. Em seguida, foram analisadas as normas referentes ao comissionamento e pré-operação das instalações de transporte do gás natural, tais como: ABNT NBR 12712:2002 – Projeto de Sistemas de Transmissão e Distribuição de Gás Combustível, ABNT NBR 15280-2:2005 - Dutos Terrestres Parte 2: Construção e Montagem, Regulamento Técnico de Dutos Terrestres para Movimentação de Petróleo, Derivados e Gás Natural (RTDT): 2011, ASME B31.8-2010 - Gas Transmission And Distribution Piping Systems, PD 8010- 1:2004 Code of Practice for Pipelines - Part 1: Steel Pipelines on Land, BS 8010- 2.1:1987 - Code of Practice for Pipelines - Part 2: Pipelines on Land: Design, Construction and Installation e a Portaria n 104, de 08 de Julho de 2002 da ANP. Apesar de existirem normas que tratam do processo de comissionamento e pré operação de instalações de gás natural, as mesmas ainda são bastante incipientes e se resumem a algumas recomendações genéricas e isoladas que fazem parte do corpo das normas de construção e montagem de dutos. Assim, foi dada ênfase aos aspectos operacionais relevantes ao comissionamento e pré-operação de instalações de transporte de gás natural, gasoduto e ponto de entrega, que ainda não estão normatizados, abordando-se itens como: Limpeza, Secagem e Inertização da Instalação, Testes de Aceitação de Campo- TAC, Instalações Específicas para a Pré-Operação, Procedimento Específico para a Pré-Operação, Gaseificação e Pressurização (Pré-Operação), Operação Assistida e Recebimento de Documentação. Os aspectos operacionais expostos no corpo desta obra são baseados em conhecimentos adquiridos ao longo da vida profissional do autor e visam promover a garantia da integridade do futuro ativo, a segurança da sociedade adjacente e a preservação do meio ambiente.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui