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Coleção Digital
Título: ANÁLISE EXPERIMENTAL DE UM CICLO DE REFRIGERAÇÃO POR ABSORÇÃO OPERANDO EM REGIME TRANSIENTE Autor: ALDO FALCONI FILHO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
JOSE ALBERTO DOS REIS PARISE - ORIENTADOR
CARLOS EDUARDO REUTHER DE SIQUEIRA - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 3704
Catalogação: 04/07/2003 Liberação: 04/07/2003 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=3704@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=3704@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.3704
Resumo:
Título: ANÁLISE EXPERIMENTAL DE UM CICLO DE REFRIGERAÇÃO POR ABSORÇÃO OPERANDO EM REGIME TRANSIENTE Autor: ALDO FALCONI FILHO
CARLOS EDUARDO REUTHER DE SIQUEIRA - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 3704
Catalogação: 04/07/2003 Liberação: 04/07/2003 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=3704@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=3704@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.3704
Resumo:
O presente trabalho analisa experimentalmente um ciclo de
refrigeração por absorção operando em regime transiente.
Estuda-se, desta forma, a possibilidade do uso do ciclo de
refrigeração por absorção em veículos automotores para
condicionamento de ar. O ciclo de absorção utilizaria, como
fonte térmica, os gases de exaustão ou a água de
refrigeração do motor. Esta fonte de calor está disponível,
geralmente, em condições variáveis de temperatura e
potência. O trabalho foi dividido em três etapas. Na
primeira delas é analisado o desempenho do ciclo de
absorção funcionando com uma resistência elétrica de
potência variável. Nesta etapa os parâmetros do ciclo foram
determinados, assim como as temperaturas em diversos pontos
do sistema. Na segunda etapa, foi utilizado um soprador
térmico que simula os gases de exaustão de um motor a
combustão interna. Na eventualidade da utilização do ciclo
para o condicionamento de ar em aplicações automotivas, o
uso dos gases de exaustão do motor de combustão interna
reduziria o consumo de combustível do veículo, visto que o
ciclo de absorção não exige potência mecânica do motor, tal
como no ciclo tradicional de compressão de vapor. Há
vantagens, também, nos itens relativos a manutenção e
impacto ambiental. Como a carga e velocidade de um motor
são variáveis, as temperaturas do ciclo sofrem variações
muito rápidas. Tal problema foi minimizado com o uso de um
regenerador estático, na terceira fase do trabalho,
que impõe uma inércia térmica ao sistema, atenuando, desta
forma, estas oscilações de temperatura.
Descrição | Arquivo |
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS | |
CAPÍTULO 1 | |
CAPÍTULO 2 | |
CAPÍTULO 3 | |
CAPÍTULO 4 | |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E APÊNDICES |