$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: MENSURAÇÃO E AVALIAÇÃO DOS ATIVOS INTANGÍVEIS E CRIAÇÃO DE VALOR DAS ATIVIDADES DE LABORATÓRIOS DE DIAGNÓSTICO E ENSAIOS DE EQUIPAMENTOS ELÉTRICOS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): ARNOLDO FURTADO DE SA

Colaborador(es):  MARIA FATIMA LUDOVICO DE ALMEIDA - Orientador
CARLOS ROBERTO HALL BARBOSA - Coorientador
Número do Conteúdo: 37009
Catalogação:  20/02/2019 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=37009@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=37009@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.37009

Resumo:
Dentre os objetivos do Plano Estratégico do Sistema Eletrobras, destacam-se a intensificação da atuação integrada em pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD e I) e a mensuração dos ativos tangíveis e intangíveis para geração de valor para o Sistema Eletrobras. Nesse contexto, esta pesquisa buscou contribuir para o aprimoramento da gestão de ativos intangíveis no âmbito da Rede de Laboratórios das Empresas Eletrobras (Relase), ao tornar disponível um modelo de mensuração e avaliação de ativos intangíveis desenvolvido para laboratórios de diagnóstico e ensaios de equipamentos elétricos. A pesquisa pode ser considerada descritiva, metodológica e aplicada. A partir dos resultados da revisão bibliográfica e documental sobre os temas centrais da pesquisa, adaptou-se, para fins de aplicação em laboratórios de diagnóstico e ensaios de equipamentos elétricos, um modelo conceitual que já vem sendo adotado por instituições de Ciência e Tecnologia europeias para elaboração de seus relatórios de capital intelectual. Para a proposição e seleção dos indicadores e métricas que integram o modelo, empregaram-se métodos multicritério de apoio à decisão combinados com lógica fuzzy. A aplicabilidade do modelo pôde ser demonstrada mediante um estudo empírico no Laboratório de Diagnóstico em Equipamentos e Instalações Elétricas (Labdig) do Centro de Pesquisas de Energia Elétrica (Cepel). Considera-se que o ferramental desenvolvido por esta pesquisa possa ser replicado no âmbito da Relase, que abrange hoje um total de 98 laboratórios, sendo 16 destes acreditados para serviços de calibração.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui