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Título: MODELAGEM DO PROBLEMA DE ROTEIRIZAÇÃO DE VEÍCULOS COM JANELAS DE TEMPO UTILIZANDO A LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO JULIA
Autor: BRENNO LINS ARRIGHI LOPES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  ORIVALDE SOARES DA SILVA JÚNIOR - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 36979
Catalogação:  19/02/2019 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=36979@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.36979

Resumo:
O problema de roteirização de veículos com janelas de tempo (Vehicle Routing Problem with Time Windows - VRPTW), é um problema de otimização e programação inteira que determina as rotas ideais de uma frota de veículos para fazer entregas a clientes dentro dos intervalos de tempo pré-definidos. Ele pode ser aplicado em diversos casos e é uma ferramenta importante para determinar estratégias eficientes em redes de distribuição. Nesse trabalho, foi proposto o uso da linguagem de programação Julia para modelar o VRPTW como um problema de programação linear inteira e comparar o desempenho dos pacotes de otimização CPLEX e Cbc na solução das instâncias de Solomon. O pacote de otimização Cbc não obteve muitos resultados ótimos e muitas vezes não foi capaz de encontrar uma solução viável para os problemas. No entanto, com o CPLEX foi possível alcançar resultados superiores. A grande maioria dos problemas foi resolvida dentro do limite de tempo de duas horas e diversas soluções encontradas foram equivalentes as soluções ótimas vistas na literatura.

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