$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: THE SILENT HERO: GEORGE PADMORE, DIÁSPORA E PAN-AFRICANISMO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): PABLO DE OLIVEIRA DE MATTOS

Colaborador(es):  MAURICIO BARRETO ALVAREZ PARADA - Orientador
Número do Conteúdo: 36940
Catalogação:  18/02/2019 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=36940@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=36940@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.36940

Resumo:
Ivan Meredith Nurse nasceu na colônia britânica de Trinidad, em 1902, e migrou para os Estados Unidos, em 1924, a fim de prosseguir com seus estudos. Tornou-se um militante antirracista nos Estados Unidos dos tempos de Jim Crow, entrou para o movimento comunista internacional, e mudou de nome, passando a chamar-se George Padmore em 1929. Em 1930 já era um dos comunistas negros mais conhecidos a serviço de Moscou, responsável por articular uma internacional de trabalhadores negros a partir de Hamburgo, Alemanha. Em 1934, rompe com o Comintern e com Stálin, embora siga enquanto marxista e defensor do modelo Soviético de estado. Entre 1935 e 1957 foi o grande articulador da resistência anticolonial e anti-imperial a partir de Londres. Padmore foi um dos principais pensadores Pan-Africanistas, artífice do Quinto Congresso Pan-Africano de Manchester, em 1945, e arquiteto da independência da Costa do Ouro, em 1957. A análise da trajetória e do pensamento político de George Padmore evidencia a experiência da Diáspora Negra e permite compreender a sistematização de uma ideologia Pan-Africana centrada nas massas africanas, na emancipação do continente africano e na construção dos Estados Socialistas Africanos. George Padmore escreveu artigos em jornais de diversos territórios coloniais, mas também em periódicos da metrópole. Também produziu obras que buscaram guiar e pautar o movimento anti-imperial e as lutas anticoloniais. Esta tese pretende apresentar este Herói Silencioso em seu contexto linguístico, junto de outros intelectuais negros tais como, W.E.B. Du Bois, Claude McKay, C.L.R. James, Kwame Nkrumah, a fim de evidenciar o vocabulário político Pan-Africano da primeira metade do século XX.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui