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Título: O SAGRADO EM RAFAEL SANZIO ANÁLISE DO MECENATO DA IGREJA CATÓLICA NO INÍCIO DO SÉCULO XVI
Autor: MARINA BARBOSA DO REGO SILVA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  FLAVIA MARIA SCHLEE EYLER - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 36849
Catalogação:  14/02/2019 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=36849@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=36849@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.36849

Resumo:
O sagrado refere-se ao que está relacionado ao divino, ao culto. As imagens também fazem parte do universo do sagrado. Durante a Idade Média e no movimento do Renascimento, o simbolismo que a religiosidade representa exerce significativa força no cotidiano. No movimento renascentista, a produção de imagens religiosas se intensificou, esse aumento indica uma intencionalidade da religião predominante no período. Esta dissertação se propõe a analisar as relações do mecenato da Igreja Católica em relação à duas pinturas produzidas pelo pintor Rafael Sanzio, do renascimento italiano. A força, a subjetividade, a potência de afetação são alguns dos elementos presentes nas imagens com a temática religiosa que precisam ser considerados como fundamentais para a compreensão da representação, funcionalidade e intenção das imagens.

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