XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: O ESTEREÓTIPO NOSSO DE CADA DIA: UMA ABORDAGEM INTERCULTURAL PARA O ENSINO DE PL2E Autor: CARLOS ALBERTO SOARES ALVES
EDSON VELAME JUNIOR
Instituição: -
Colaborador(es):
-
Nº do Conteudo: 36840
Catalogação: 14/02/2019 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: ARTIGO
Natureza: PUBLICAÇÃO
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=36840@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=36840@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.PLE.36840
Resumo:
Título: O ESTEREÓTIPO NOSSO DE CADA DIA: UMA ABORDAGEM INTERCULTURAL PARA O ENSINO DE PL2E Autor: CARLOS ALBERTO SOARES ALVES
Nº do Conteudo: 36840
Catalogação: 14/02/2019 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: ARTIGO
Natureza: PUBLICAÇÃO
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=36840@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=36840@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.PLE.36840
Resumo:
Este trabalho tem como objetivo refletir sobre o impacto que os estereótipos podem
causar no ensino de PL2E provocando possíveis comportamentos reducionistas em
relação à cultura do outro. Assim, utilizamos o interculturalismo como pressuposto
teórico de mediação do processo de ensino-aprendizagem como instrumento de reflexão
e intervenção dos possíveis estranhamentos que ora surgem nos cruzamentos
interculturais. Para isso, faremos um breve percurso teórico sobre língua e cultura
presentes em Hall (1998), Singer (1998), Barna (1998) e Kramsch (2017), sobre o
interculturalismo em Meyer (2013) e Mendes (2004) e, por fim, tratamos sobre
estereótipos à luz de Lippmann (1998), Espíndola (2010) e Byram e Morgan (1993).
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |