$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: UM ESTUDO DOS EFEITOS DE MICROESTRUTURA NOS PADRÕES INTER E INTRADIÁRIOS DO MERCADO BRASILEIRO DE AÇÕES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): BETINA GUIMARAES DODSWORTH MARTINS

Colaborador(es):  CRISTIANO AUGUSTO COELHO FERNANDES - Orientador
MARCELO FERNANDES - Orientador
Número do Conteúdo: 3682
Catalogação:  30/06/2003 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=3682@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=3682@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.3682

Resumo:
Esta dissertação examina os efeitos dos mecanismos de negociação e do comportamento dos agentes no processo de formação dos preços das ações do mercado brasileiro. As evidências iniciais sugerem que o retorno, a variância e o volume de negócios das ações brasileiras seguem um padrão de comportamento em forma de U ao longo do dia de transação. Os retornos de abertura e fechamento são significativamente altos e positivos. A razão de variância dos retornos (abertura vs fechamento) parece ser consistentemente superior a um. Também foi possível verificar que as volatilidades dos retornos em períodos de transação são superiores às calculadas para períodos de não funcionamento do mercado de pregão. Este fato estilizado parece bastante consistente com as características de liquidez do mercado brasileiro. No entanto, ao ajustarmos para não normalidade e dependência serial dos dados, os testes estatísticos não conseguiram comprovar os padrões identificados.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui