$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC|



Título: CONSTITUIÇÃO E FUNCIONAMENTO DA REDE DE PROTEÇÃO E RESPONSABILIZAÇÃO EM CASOS DE MAUS TRATOS E ABUSO SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES NO MUNICÍPIO DE NITERÓI
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): MARCIA FRANCA DE CARVALHO

Colaborador(es):  ANTONIO CARLOS DE OLIVEIRA - Orientador
Número do Conteúdo: 36821
Catalogação:  14/02/2019 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  MONOGRAFIA DE ESPECIALIZAÇÃO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=36821@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.36821

Resumo:
A violência intra-familiar é considerada como uma questão de saúde pública e esta pesquisa focou a criança como sua vítima. A literatura evidencia que quando a violência é grave muita das vezes a vítima é levada aos serviços de saúde que, dentro do contexto saúde - doença e do despreparo dos profissionais em detectar e abordar esta situação-limite, sub-dimensiona a situação e deixa de detectar os casos. A magnitude do problema é encoberta quando a violência doméstica é camuflada sob o manto da disciplina. Aumenta a importância dos profissionais serem preparados para identificar e abordar a situação, estabelecendo um vínculo com a vítima e seus responsáveis de maneira a cooperar na resolução dos conflitos.assim reclama-se a necessidade de rever a abordagem nos sérvios de saúde quando defrontados com situação suspeitas ou claras de violência doméstica contra crianças e adolescentes e encaminhar o caso para as redes de auxílio. Uma das redes de referência é a Rede Municipal de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente no Município de Niterói, Rio de Janeiro, constituída de agentes promotores da prevenção, desenvolvendo ações de proteção e defesa das crianças e adolescentes que sofrem violência. A rede é formada por profissionais que atuam coletivamente e ligados à instituições que desenvolvem programas, projetos, seminários, cursos de capacitação e formação de agentes, democratizando a informação e fortalecendo os sistemas sociais voltados à melhorar a estrutura de atendimento à estas vítimas e fornecer subsídios para a implementação de políticas públicas integradas que visem focalizar o apoio à crianças e adolescentes vítimas de violência intra - familiar.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui