XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: PSICANÁLISE E EDUCAÇÃO: COMO OPERAR DENTRO DA INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL? Autor: RENATA MENDES GUIMARãES GEOFFROY
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
MARIA HELENA COELHO MARTINHO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 36804
Catalogação: 13/02/2019 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: MONOGRAFIA DE ESPECIALIZAÇÃO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=36804@1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.36804
Resumo:
Título: PSICANÁLISE E EDUCAÇÃO: COMO OPERAR DENTRO DA INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL? Autor: RENATA MENDES GUIMARãES GEOFFROY
Nº do Conteudo: 36804
Catalogação: 13/02/2019 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: MONOGRAFIA DE ESPECIALIZAÇÃO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=36804@1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.36804
Resumo:
A partir de uma prática pessoal como psicóloga concursada da Prefeitura do Rio de Janeiro, convocada pela Secretaria Municipal de Educação, o presente trabalho tem como objetivo a reflexão sobre o lugar do psicanalista fora do consultório, mais especificamente dentro da instituição escolar, e suas possibilidades de atuação. O embasamento teórico foi elaborado a partir de pesquisas sobre o tema educação em Freud e sobre os quatro discursos descritos por Lacan, articulando-os à prática dentro da instituição. Reconhecendo a constituição do liame social com base em diversos discursos, defende-se que a reflexão sobre a inserção do psicanalista na instituição escolar possa contribuir para uma prática profissional de acordo com a ética da psicanálise – sempre centrada no desejo.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |