INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: PADRÕES DE AQUISIÇÃO DE INFORMAÇÃO DURANTE TRANSIÇÕES PARA CONTROLE MANUAL: UM ESTUDO SOBRE DESIGN DE INTERFACE PARA VEÍCULOS AUTÔNOMOS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): RAFAEL CIRINO GONCALVES

Colaborador(es):  MARIA MANUELA RUPP QUARESMA - Orientador
NATASHA MERAT - Coorientador
Número do Conteúdo: 36749
Catalogação:  11/02/2019 Idioma(s):  INGLÊS - ESTADOS UNIDOS

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=36749@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=36749@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.36749

Resumo:
Veículos autônomos ou Higly Automated Vehicles (HAVs) vêm trazendo novos paradigmas para o campo da ergonomia automotiva. A partir do momento em que motoristas se encontram fora de um loop contínuo de tomada de decisão, suas capacidades de retomada de controle manual do veículo durante situações de emergência são comprometidas. Para mitigar este problema, muitos autores acreditam que um maior entendimento dos padrões de aquisição de informação durante retomadas de controle em automação veicular pode fornecer insumos para a concepção de ferramentas designadas a auxiliar o motorista nesta tarefa, ao fornecer informações relevantes em momentos de necessidade. Baseado nestas questões, esta pesquisa visou categorizar o acesso de motoristas a diferentes informações oferecidas em interfaces de veículos autônomos durante a retomada de controle em diferentes níveis de automação. A pesquisa abordou o problema por meio de experimentos em simuladores de condução, onde motoristas foram expostos a diferentes cenários de retomada de controle, e seu seus padrões de olhar foram avaliados, para se testar a hipótese de que eles geralmente acessam a informação presente na interface apenas durante a retomada de controle em si, para checar o estado do sistema. Os resultados sugerem que o olhar do motorista está sujeito a influência de dois fatores: nível de automação e tarefa desempenhada. Foi observado que uma maior a quantidade de informação oferecida na interface aumenta concentração de olhares do motorista nesta região. Informações ativas sobre o ambiente melhoraram o desempenho do motorista durante as retomadas, porém tal benefício não se refletiu em uma maior usabilidade percebida.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui