$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: ANÁLISE DE DEPENDÊNCIA BASEADA EM TRANSIÇÃO APLICADA A UNIVERSAL DEPENDENCIES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): CESAR DE SOUZA BOUCAS

Colaborador(es):  RUY LUIZ MILIDIU - Orientador
Número do Conteúdo: 36740
Catalogação:  11/02/2019 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=36740@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=36740@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.36740

Resumo:
Análise de dependência consiste em obter uma estrutura sintática correspondente a determinado texto da linguagem natural. Tal estrutura, usualmente uma árvore de dependência, representa relações hierárquicas entre palavras. Representação computacionalmente eficiente que vem sendo utilizada para lidar com desafios que surgem com o crescente volume de informação textual online. Podendo ser utilizada, por exemplo, para inferir computacionalmente o significado de palavras das mais diversas línguas. Este trabalho apresenta a análise de dependência com enfoque em uma de suas modelagens mais populares em aprendizado de máquina: o método baseado em transição. Desenvolvemos uma implementação gulosa deste modelo com um classificador neural simples para executar experimentos. Datasets da iniciativa Universal Dependencies são utilizados para treinar e posteriormente testar o sistema com a validação disponibilizada na tarefa compartilhada da CoNLL-2017. Os resultados mostram empiricamente que se pode obter ganho de performance inicializando a camada de entrada da rede neural com uma representação de palavras obtida com pré-treino. Chegando a uma performance de 84,51 LAS no conjunto de teste da língua portuguesa do Brasil e 75,19 LAS no conjunto da língua inglesa. Ficando cerca de 4 pontos atrás da performance do melhor resultado para analisadores de dependência baseados em sistemas de transição.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui