$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC |



Título: A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Autor: GABRIELA LERER
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  ALEXANDRA COELHO PENA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 36660
Catalogação:  08/02/2019 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  MONOGRAFIA DE ESPECIALIZAÇÃO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=36660@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=36660@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.36660

Resumo:
A história da Educação Infantil nasceu imbricada com a história social da humanidade. Um importante marco nesta relação foi estabelecido com o início da Revolução Industrial, a partir deste momento as relações humanas sofreram transformações sem precedentes. O novo modelo de produção gerou pressões para que as mulheres tomassem lugar nos novos empregos oferecidos pelo mercado industrial, com isso, a educação da criança, que antes era responsabilidade das famílias e da comunidade que a cercava, precisou ser delegada às escolas. Neste período, para suprir a demanda apresentada pelo mercado de trabalho, iniciaram-se a construção de pré-escolas e creches, porém sem pedagogias pré-estabelecidas e uma legislação que as alicerçasse. No Brasil, só em meados dos anos 80, a legislação avança a fim de iniciar o estabelecimento de diretrizes pedagógicas para educação infantil. Paralelamente, neste contexto de industrialização, acirrou-se o mercado de consumo, caracterizando, conseqüentemente, novos hábitos às famílias e toda população. O processo de urbanização aferra a dicotomia homem x natureza, e as pré-escolas que nascem deste modelo, transmitem este pensamento em sua relação com os alunos, constituindo uma crise civilizatória onde crianças nascem envoltas de um cenário sintético e impedidas, cada vez mais, de realizar o livre brincar em espaços externos, junto à natureza e com o seu próprio corpo. Neste sentido, esta pesquisa procura averiguar o contexto desta ruptura nos primeiros anos de vida do individuo – idade em que a criança esta construindo a percepção de si e do mundo que a cerca – buscando refletir a importância do contato criança x natureza e se essa relação pode ser estabelecida dentro das escolas contemporâneas. O presente estudo ocorreu a partir investigações bibliográficas e de percepções realizadas dentro de uma escola particular localizada no município do Rio de Janeiro, na Barra da Tijuca, dentro da aula de Interação Ambiental.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui