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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: RESÍDUOS SÓLIDOS: UMA ANÁLISE NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL Autor: AMARIZE DE OLIVEIRA CAVALCANTI
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ALEXANDRA COELHO PENA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 36626
Catalogação: 06/02/2019 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: MONOGRAFIA DE ESPECIALIZAÇÃO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=36626@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=36626@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.36626
Resumo:
Título: RESÍDUOS SÓLIDOS: UMA ANÁLISE NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL Autor: AMARIZE DE OLIVEIRA CAVALCANTI
Nº do Conteudo: 36626
Catalogação: 06/02/2019 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: MONOGRAFIA DE ESPECIALIZAÇÃO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=36626@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=36626@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.36626
Resumo:
Vive-se hoje um processo de mudança que vem afetando as sociedades como todo e consequentemente, às estruturas educacionais. Partindo da preocupação dos efeitos causados ao meio ambiente, esta pesquisa tem seu foco no contexto educacional como espaço orientador e informativo em relação aos efeitos do consumo sobre o meio ambiente e o que é feito nas escolas. Nesta perspectiva, este estudo intenta abordar as condutas de alfabetização ecológica que são praticadas em estabelecimentos das redes pública e privada de educação infantil do município do Rio de Janeiro. Foi elaborada uma pesquisa qualitativa na observação e entrevistas com os diretores e docentes da educação infantil e pesquisa bibliográfica utilizando obras de autores como Pedrini (2007), Grün (2004), Capra (2005), Loureiro (2009). Durante as observações foi notada a deficiência na qualificação dos professores em relação a interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade entre a EA e as demais disciplinas curriculares. Percebe-se também que ambas as sedes analisadas, os programas para a alfabetização ecológica são restritos na amplitude de suas abordagens temáticas, destinando-se quase que estritamente à reciclagem, sem adotarem como eixo os problemas éticos das questões sócio ambientais. Acredita-se que este estudo possa ser relevante para profissionais da educação à medida que oportunize uma retomada sobre o tema na busca de estratégias que permitam um trabalho docente mais eficiente e dialógico com os alunos.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |