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Título: RESÍDUOS SÓLIDOS: UMA ANÁLISE NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): AMARIZE DE OLIVEIRA CAVALCANTI

Colaborador(es):  ALEXANDRA COELHO PENA - Orientador
Número do Conteúdo: 36626
Catalogação:  06/02/2019 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  MONOGRAFIA DE ESPECIALIZAÇÃO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=36626@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=36626@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.36626

Resumo:
Vive-se hoje um processo de mudança que vem afetando as sociedades como todo e consequentemente, às estruturas educacionais. Partindo da preocupação dos efeitos causados ao meio ambiente, esta pesquisa tem seu foco no contexto educacional como espaço orientador e informativo em relação aos efeitos do consumo sobre o meio ambiente e o que é feito nas escolas. Nesta perspectiva, este estudo intenta abordar as condutas de alfabetização ecológica que são praticadas em estabelecimentos das redes pública e privada de educação infantil do município do Rio de Janeiro. Foi elaborada uma pesquisa qualitativa na observação e entrevistas com os diretores e docentes da educação infantil e pesquisa bibliográfica utilizando obras de autores como Pedrini (2007), Grün (2004), Capra (2005), Loureiro (2009). Durante as observações foi notada a deficiência na qualificação dos professores em relação a interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade entre a EA e as demais disciplinas curriculares. Percebe-se também que ambas as sedes analisadas, os programas para a alfabetização ecológica são restritos na amplitude de suas abordagens temáticas, destinando-se quase que estritamente à reciclagem, sem adotarem como eixo os problemas éticos das questões sócio ambientais. Acredita-se que este estudo possa ser relevante para profissionais da educação à medida que oportunize uma retomada sobre o tema na busca de estratégias que permitam um trabalho docente mais eficiente e dialógico com os alunos.

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