$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC |



Título: O DESIGN GLOBAL NO LOCAL DAS LOJAS DE LINGERIE, DA PONTE DA SAUDADE, EM NOVA FRIBURGO
Autor: BERNARDO SILVA DE MORAES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  LEILA LEMGRUBER QUEIROZ - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 36481
Catalogação:  05/02/2019 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  MONOGRAFIA DE ESPECIALIZAÇÃO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=36481@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.36481

Resumo:
O foco deste trabalho foi buscar uma reflexão sobre o design de interiores que se instalou no espaço de lojas de roupas íntimas da Ponte da Saudade em Nova Friburgo. Entretanto, a cidade recebeu o inesperado do caos das fortes chuvas neste começo do ano de 2011, o que nos ajudou a conduzir a pesquisa, a uma reflexão sobre se o fazer consciente do homem ou o acaso, ou um movimento natural de dissipação de energia – entropia -, seriam as causas desse novo design social imposto. Em busca do entendimento da origem deste novo design, da construção das identidades da cidade, caminhamos para um breve levantamento histórico, desde a colonização da cidade no séc. XIX até aos dias de hoje, ao longo desses duzentos anos. A cidade, que no início do séc. XX, ainda era conhecida como uma cidade salubre, tipicamente para a recuperação da saúde dos veranistas que por aqui aportavam, assume a identidade de uma cidade industrial, a partir dos anos 20 do mesmo séc. XX, onde as suas indústrias metal mecânica e têxtil avocam uma posição de grande relevância para a cidade. Nos anos 80 e 90, o mundo se depara com as crises econômicas e, assim, Friburgo assiste a uma demissão em massa de seus trabalhadores, que naquele momento imediato, não vislumbraram outra possibilidade de trabalho, a não ser, a de assumirem a condição de micro empresário e ou de empreendedor. E é nesta hora, que Nova Friburgo passa a ser chamada de Paraíso Capitalista, o lugar, onde todos poderiam fazer dinheiro. São justamente os pequenos empreendedores, que levarão a cidade para o desenvolvimento da atual chamada Capital da Moda Íntima. E é, se entendendo os contextos do espaço local, que podemos caminhar para o entendimento dos contextos do espaço global. O sistema de produção do mundo quer saber da capacidade do local de oferecer produtividade, rentabilidade aos seus investimentos. E é por isso, que nos dias atuais, assistimos a entrada da China nos mercados globais, com o seu exército de baixo custo, mas com uma alta produtividade, oferecendo uma maior mais valia, para o capital do mundo. O design é por sua natureza, uma criação do fazer social do homem e assim, sofre todas as suas restrições. Assim, a monografia mostra como o design de interiores do espaço de lojas da Ponte da Saudade, sofreu diretamente a influência destas restrições, destas ordens do global – entropia - assumindo ares, paisagens, similares a diversos locais do mundo. Mostra também, que é importante que Friburgo perceba a mesmice, a estandardização do seu espaço de lojas de roupa íntima e busque uma identidade para este mesmo espaço, que expresse a sua própria cultura, a sua história e assim, construa uma apresentação visual, que seja facilmente reconhecida em qualquer lugar.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui