$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: UM FRAMEWORK MULTI-AGENTES PARA BUSCA E FLEXIBILIZAÇÃO DE ALGORITMOS DE CLASSIFICAÇÃO DE DOCUMENTOS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): JOAO ALFREDO PINTO DE MAGALHAES

Colaborador(es):  CARLOS JOSE PEREIRA DE LUCENA - Orientador
Número do Conteúdo: 3647
Catalogação:  18/06/2003 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=3647@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=3647@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.3647

Resumo:
Vivemos na era da informação, onde o conhecimento é criado numa velocidade nunca antes vista. Esse aumento de velocidade teve como principalrazão a Internet, que alterou os paradigmas até então existentes de troca de informações entre as pessoas. Através da rede, trabalhos inteiros podem ser publicados, atingindo um público alvo impossível de ser alcançado através dos meios existentes anteriormente. Porém, o excesso de informação também pode agir no sentido contrário: muita informação pode ser igual a nenhuma informação. Nosso trabalho foi o de produzir um sistema multi-agentes para busca e classificação de documentos textuais de um domínio específico. Foi construída uma infra-estrutura que separa as questões referentes à busca e seleção dos documentos (plataforma) das referentes ao algoritmo de classificação utilizado (uma aplicação do conceito de separation of concerns). Dessa forma, é possível não só acoplar algoritmos já existentes, mas também gerar novos algoritmos levando em consideração características específicas do domínio de documentos abordado. Foram geradas quatro instâncias a partir do framework, uma aplicação de webclipping, um componente para auxílio a knowledge management, um motor de busca para websites e uma aplicação para a web semântica.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
CAPÍTULO 7  PDF
CAPÍTULO 8  PDF
CAPÍTUTO 9  PDF
CAPÍTULO 10  PDF
CAPÍTULO 11  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui