INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: APLICAÇÃO DA ANÁLISE MULTICRITÉRIO E DA ANÁLISE DE MODELOS DE LOCALIZAÇÃO PARA IDENTIFICAR LOCAIS POSSÍVEIS PARA EXPANSÃO DE UMA REDE DE PET SHOPS E VETERINÁRIAS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): VINICIUS PIZANI GUIMARAES DE GOES

Colaborador(es):  HUGO MIGUEL VARELA REPOLHO - Orientador
Número do Conteúdo: 36412
Catalogação:  01/02/2019 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=36412@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=36412@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.36412

Resumo:
O mercado Pet pode ser considerado grande, assim como, indica um forte crescimento. Entre 2011 a 2016, este mercado cresceu 6,9 bilhões de reais, o que gera uma grande motivação de investir em iniciativas neste setor. Este trabalho propõe a utilização de uma metodologia multicritério para a escolha de locais para a instalação de uma pet shop e expansão de sua rede, baseando-se em fatores de decisão relevantes para a zona sul da cidade do Rio de Janeiro. A utilização desta metodologia engloba, considera e pondera os critérios de maneira agregada sendo eles estratégicos e mercadológicos, tais como: potencial de demandas, concorrentes locais e seus escopos de atuação, fluxo de pessoas/clientes, assim como, os perfis dos clientes e suas necessidades, de maneira que todos os fatores possam ser considerados na tomada de decisão de localização de pontos comerciais para expansão de Pet shops e veterinárias. Foram levantados e estudados aspectos com relação à localização de unidades de serviços e varejo e facilidades de infraestrutura em ambientes competitivos, assim como, os principais modelos de decisão das duas escolas tradicionais neste campo, os da escola europeia (métodos ELECTRE e os métodos PROMÉTHÉE), e os da escola americana (métodos: MAUT, AHP e MACBETH). Além desses modelos, outros, como o SAW (Simple Additive Weighting), que não pertence às duas escolas, e foi o método mais utilizado de 2003 a 2013 para tomadas de decisões com relação à seleção de local de instalação de pontos de varejo, também foi estudado, inclusive este, foi o modelo escolhido para a realização deste trabalho. Também foram analisados no estudo um caso de implantação do modelo para o mercado de drogarias, englobando a venda de produtos e serviços no ponto de venda. O resultado obtido foi um ranking de possíveis localidades para instalação de pontos comerciais de Pet shops e Veterinárias, considerando os critérios, pesos adotados e notas finais atribuídas a cada bairro.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui