INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: O ACOLHIMENTO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DO RIO DE JANEIRO: AVALIAÇÃO SOBRE A ACESSIBILIDADE NOS PROCESSOS DE INTERAÇÃO HUMANA RELACIONADOS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): IRIS CARLOTA DOS SANTOS ARRAES

Colaborador(es):  CLAUDIA RENATA MONT ALVAO BASTOS RODRIGUES - Orientador
Número do Conteúdo: 36340
Catalogação:  29/01/2019 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=36340@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=36340@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.36340

Resumo:
A acessibilidade é uma qualidade ainda pouco considerada na prática de projetos em Design, porém, cada vez mais necessária na nos diversos modos de interação entre o ser humano e os sistemas diversos. Existem nos dias atuais, muitas abordagens intencionadas a universalizar métodos para a produção de produtos, sistemas e ambientes que sejam acessíveis às pessoas com deficiências. A existência de tantas abordagens culmina, na mesma proporção, em frustrações no desenvolvimento de projetos em Design que objetivam o desenvolvimento produtos que sejam de fato eficazes, eficientes e que tragam satisfação aos usuários, no escopo da diversidade humana. Isto pode ser confirmado na rotina da pessoa com deficiência visual, que pode apresentar diferentes necessidade funcionais de acordo com o componente do olho que foi acometido. Essa dissertação se apresenta em uma pesquisa qualitativa, a partir de observação participante em campo, de caráter exploratório e experimental; fundamentada pela análise documental das leis relacionadas com a deficiência visual, acessibilidade, e com Educação Superior. Para investigar o usuário, foram utilizados questionários e entrevistas, que revelaram lacunas para as quais a Ergonomia apresenta métodos para a melhorar a qualidade na interação do usuário com deficiência visual, para as questões de Usabilidade e Interação Humano Computador; do Design Universal e do Design Universal para a Aprendizagem para as questões de acessibilidade.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui