$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: EFEITOS DO BENZODIAZEPÍNICO MIDAZOLAM NO LABIRINTO EM CRUZ ELEVADO EM LINHAGENS DE RATOS COM TRAÇOS ALTOS OU BAIXOS DE ANSIEDADE
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): DANIELE RODRIGUES CAVALIERE

Colaborador(es):  JESUS LANDEIRA FERNANDEZ - Orientador
Número do Conteúdo: 36332
Catalogação:  29/01/2019 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=36332@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=36332@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.36332

Resumo:
Embora diversos modelos animais sejam utilizados para testar e selecionar efeitos de drogas ansiolíticas e ansiogênicas, relativamente poucos estudos têm examinado os efeitos de manipulações farmacológicas em animais geneticamente selecionados para fenótipos comportamentais mais diretamente relacionados a transtornos específicos de ansiedade em humanos. O presente estudo investigou os efeitos de um benzodiazepínico (midazolam) no labirinto em cruz elevado (LCE) em duas linhagens de ratos que vêm sendo selecionadas em nosso laboratório para traços altos (Cariocas Alto- Congelamento, CAC) ou baixos (Cariocas Baixo-Congelamento, CBC) relacionados à ansiedade. Após terem suas respostas de congelamento ao contexto registradas e comparadas, animais da vigésima quarta, vigésima quinta e vigésima sexta gerações dessas duas linhagens de ratos foram expostos ao labirinto em cruz elevado (LCE) sob os efeitos de injeções intraperitoneais (1,0 ml/kg) de veículo-salina (0,9 por cento) ou midazolam nas doses de 0,25, 0,5, 0,75 e 1,0 mg/kg. Quando injetados com salina, animais CAC e CBC apresentaram parâmetros maiores e menores de ansiedade, respectivamente, em comparação a animais-controle selecionados randomicamente. O midazolam aumentou de maneira semelhante a exploração dos braços abertos em todos os grupos, embora esse efeito ansiolítico nos animais CBC tenha ocorrido apenas na dose mais baixa da droga (0,25 mg/kg). Esses resultados indicam que os traços relacionados à ansiedade previamente selecionados para respostas altas ou baixas de congelamento ao contexto também se expressam fenotipicamente em padrões comportamentais de exploração no LCE. A utilidade dessas duas linhas de ratos para modelar transtorno de ansiedade generalizada e selecionar efeitos potencialmente ansiolíticos de novas drogas é explorada.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui