$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: TELEVISÃO, IDEOLOGIA E VIOLÊNCIA: A REPRODUÇÃO DAS RELAÇÕES DE DOMINAÇÃO NAS FICÇÕES SERIADAS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): ANDREI MAUREY DE MUSACCHIO LEITE

Colaborador(es):  ANGELUCCIA BERNARDES HABERT - Orientador
Número do Conteúdo: 36319
Catalogação:  28/01/2019 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=36319@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=36319@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.36319

Resumo:
Televisão, Ideologia e Violência: A Reprodução das Relações de Dominação nas Ficções Seriadas é uma dissertação que percebe a evidente força e espaço ocupado pela mídia na vida social de todos os indivíduos. Os grandes conglomerados midiáticos produzem mercadorias na forma de entretenimento e/ou informação. Como esses produtos audiovisuais são difundidos em larga escala, visando primordialmente o lucro, acreditamos ser razoável indagar: suas formas simbólicas carregam conteúdos ideológicos? De que maneiras elas sustentam relações de dominação? Há interesses por trás dessas grandes empresas em atuar a favor da manutenção do status quo? Para respondê-las, torna-se fundamental o exercício da crítica, pois através dela, obtemos informações precisas acerca das formas simbólicas veiculadas pela mídia, desvelando os interesses defendidos pela elite dominante. Segundo John Thompson, a ideologia pode ser veiculada pelo sentido presente nas formas simbólicas, podendo ser ele atribuído para estabelecer e sustentar relações assimétricas de poder. Além disso, segundo Noam Chomsky, a produção do consenso é a obtenção da concordância do povo a respeito de assuntos os quais ele não estava de acordo por meio de propaganda política. Sendo assim, com o objetivo de demonstrar esse processo de solidificação do imaginário sociocultural, selecionamos quatro ficções seriadas brasileiras do século XXI, sob o eixo temático da cidade do Rio de Janeiro, cujas formas simbólicas reproduzem relações assimétricas de poder, utilizam a violência subjetiva para produzir um consenso e, com isso, justificar e legitimar a ordem social estabelecida, relegando a violência objetiva a um patamar de pura naturalidade, escamoteando suas verdadeiras raízes capitalistas.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui