$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC |



Título: AS INTERVENÇÕES DOS ESTADOS UNIDOS NA AMÉRICA LATINA PARA LIDAR COM ATOS DE VIOLÊNCIA E CONFLITOS INTERNOS: SUCESSOS OU FRACASSOS?
Autor: FLAVIO DUARTE SETTE
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  GUILHERME MOREIRA DIAS - ORIENTADOR
MANUELA TRINDADE VIANA - ORIENTADOR

Nº do Conteudo: 36314
Catalogação:  28/01/2019 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  MONOGRAFIA DE ESPECIALIZAÇÃO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=36314@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.36314

Resumo:
Esta monografia tem como objetivo avaliar se as intervenções dos Estados Unidos na América Latina com a intenção de lidar com conflitos internos e atos de violência foram bem-sucedidos. Algumas das intervenções mais importantes são brevemente analisadas, utilizando uma definição de sucesso e fracasso limitada ao critério de atingimento de objetivos militares para as intervenções. Dois estudos de caso, a intervenção na República Dominicana, de 1916 a 1924, e na Nicarágua, de 1978 a 1990, são discutidos. O arcabouço teórico utilizado para a análise desses casos abrange a teoria liberal, a teoria dos Jogos de Dois Níveis de Robert Putnam, que serve para demonstrar a importância de se fazer uma análise dos âmbitos doméstico e internacional, e o ponto de convergência entre as teorias liberal e a realista. Este é utilizado com base na teoria de Putnam, de forma que a análise do sucesso ou do fracasso no âmbito doméstico é baseada no liberalismo, e a no âmbito internacional é baseada no realismo. A monografia conclui que, apesar de ambos os episódios de intervenção analisados nos estudos de caso terem sido considerados fracassos, é necessário utilizar os mesmos critérios para estudar outras intervenções semelhantes às discutidas neste trabalho para que se possa obter um resultado definitivo. É possível afirmar que as intervenções desse tipo perpetradas pelos Estados Unidos, em geral, tiveram mais sucessos que fracassos.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui