INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: O FENÔMENO BOOKTUBER: JUVENTUDE, LITERATURA E REDES SOCIAIS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): LIVIA FRANCA SALLES

Colaborador(es):  ADRIANA ANDRADE BRAGA - Orientador
Catalogação:  28/01/2019 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=36310@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=36310@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.36310

Resumo:
Esta pesquisa propõe uma reflexão sobre um grupo específico e suas práticas sociais na internet: os booktubers. Booktubers são criadores de canais de vídeos dedicados ao tema livro na plataforma YouTube. Este trabalho tem como foco analisar as interações sociais nesses canais literários, criados inicialmente por jovens leitores, abrindo espaço para a discussão de literatura juvenil. Para isso, foram analisados os canais das booktubers Tatiana Feltrin, Pamela Gonçalves e Thereza Andrada. O trabalho se apoia nas noções de juventude e cultura juvenil, na leitura da cibercultura como cultura contemporânea, e nas de socialidade e interações no meio digital. Como resultado da análise, notamos que os booktubers nasceram como um movimento juvenil espontâneo na web, mas estão intrinsecamente vinculados às mídias de massa. Verificamos também que há uma regulação do espaço no YouTube, em que a principal estratégia de comunicação passa pela valorização da espontaneidade e do falar de si.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui