$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: CIDADE, CULTURA E RESISTÊNCIA: O NOVO MUSEU DA IMAGEM DO SOM DO RIO DE JANEIRO E A CULTURA CARIOCA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): GABRIELLE DA COSTA MOREIRA

Colaborador(es):  JOSE CARLOS SOUZA RODRIGUES - Orientador
Número do Conteúdo: 36305
Catalogação:  28/01/2019 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=36305@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=36305@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.36305

Resumo:
A construção de uma nova sede para o cinquentenário Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro na praia de Copacabana é parte do momento de requalificação da cidade do Rio que busca imprimir um viés turístico e cosmopolita à cidade. O projeto é uma iniciativa do Governo do Estado através da Secretaria de Estado de Cultura em parceria com a Fundação Roberto Marinho. O projeto arquitetônico assinado pelo escritório americano Diller Scofidio ocupa uma área total de sete mil metros quadrados, no endereço Avenida Atlântica n 3432, conhecido endereço da cidade que antes era ocupado pela discoteca Help. O prédio foi idealizado para se tornar um ícone arquitetônico para a cidade e para Rio no momento em que a cidade se volta para o competitivo sistema global. O objetivo principal da tese é demonstrar que o Novo Museu tem um duplo propósito integrado. Ao ser lugar de guarda de um importante acervo da cultura carioca visa consolidar valores estéticos e estilos de vida considerados tipicamente cariocas, que muitas vezes são tratados como metonímias da nação, mas que no MIS são convocados a conclamar a identidade carioca como parte do deslocamento do Rio-nacional para o Rio-local. Ao mesmo tempo, o conjunto de ideias que atravessa a elaboração da nova sede do MIS esbarra constantemente na noção de resistência, termo que acompanha o imaginário da cultura carioca como vetor de elaboração de uma identidade local que tensiona o imaginário nacional, buscando recuperar o protagonismo de uma narrativa hegemônica carioca de alguma forma perdida. A resistência é um conceito-chave nesse processo, que permite deslocar para o plano cultural as disputas discursivas e políticas que cercam os jogos de poder em torno da relevância econômica, cultural e política do Rio no cenário nacional desde a transferência da capital. É fundamentalmente no campo das manifestações culturais que esse processo irá se desenvolver, embaralhando o potente imaginário do Rio e da cultura carioca como resistência com um conjunto de valores e imposições que parecem a todo instante questionar a legitimidade e o valor cultural (e político) da cidade e de sua cultura.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui