$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: RELAÇÃO ENTRE A DEPRESSÃO E A DEMÊNCIA DO TIPO ALZHEIMER
Autor: LUCILENE MARIA RIED
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  HELENICE CHARCHAT FICHMAN - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 36288
Catalogação:  25/01/2019 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  MONOGRAFIA DE ESPECIALIZAÇÃO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=36288@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.36288

Resumo:
A depressão e a demência do tipo Alzheimer (DA), são patologias significativas na saúde mental do idoso. Ambas as condições prejudicam a qualidade de vida e aumentam o comprometimento de suas atividades diárias. Pacientes deprimidos tem maior probabilidade de desenvolver a DA de inicio tardio e cerca de um em cada quatro pacientes com DA são co-diagnosticado com depressão maior. Geralmente a DA apresenta prognóstico ruim devido à degeneração neuronal progressiva, enquanto a depressão é basicamente reversível. Alguns estudos longitudinais relataram que a depressão é um sinal prodrômico ou pode ser tanto um sintoma prodrômico da DA como um fator de risco. Outros estudos sugerem que os sintomas depressivos parecem coincidir ou seguir o início da DA, em vez de precedê-la. No entanto, ainda permanece controverso se os sintomas depressivos representam um fator de risco para DA, se eles são um sintoma precoce de neurodegeneração, ou se são uma reação aos déficits cognitivos precoces. Uma melhor compreensão da relação entre a DA e a depressão pode ter implicações clínicas e de pesquisas importantes.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui