$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: RELAÇÃO ENTRE A TEORIA DA MENTE E O FUNCIONAMENTO EXECUTIVO NO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
Autor: LIVIA MARIA SILVA NEHME MARINHO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  ROSINDA MARTINS OLIVEIRA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 36286
Catalogação:  25/01/2019 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  MONOGRAFIA DE ESPECIALIZAÇÃO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=36286@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.36286

Resumo:
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é caracterizado por déficits persistentes na comunicação e interação social, além de padrões restritos e repetitivos de comportamentos, interesses e atividades. Dentro do universo variável de apresentação do quadro clínico do TEA, o prejuízo social é considerado o aspecto central do transtorno e gera impactos na vida do indivíduo. Os sintomas observados no TEA tem sido compreendidos, entre outras proposições, por déficits de teoria da mente e das funções executivas. A teoria da mente se refere à capacidade de compreensão e atribuição de desejos, crenças, intenções e emoções próprias e alheias. Já as funções executivas são responsáveis pela regulação do pensamento, memória, atenção, além de exercer influência nas emoções e comportamentos. Partindo da hipótese de que a capacidade em estabelecer teoria da mente pode estar associada às habilidades do funcionamento executivo, foi realizada uma pesquisa exploratória, através de revisão bibliográfica. Este trabalho tem como objetivo investigar o grau de influência das funções executivas, em especial, os aspectos cognitivos frios, sobre o desenvolvimento de uma teoria da mente. Apesar de alguns resultados dissonantes, os estudos indicam que déficits nas funções executivas de planejamento, flexibilidade cognitiva, controle inibitório e memória de trabalho podem gerar prejuízos não só em termos dos interesses restritos ou comportamentos repetitivos, como também no que tange a interação social. A própria heterogeneidade de sintomas no TEA pode ser um dos fatores que contribuem para variações nessas observações.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui