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Título: LACATON E VASSAL: UMA ANÁLISE DO CONCEITO DE APROPRIAÇÃO, SEUS SIGNIFICADOS E MOTIVAÇÕES NA ARQUITETURA CONTEMPORÂNEA
Autor: MARIA LAURA RAMOS ROSENBUSCH
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  JOAO MASAO KAMITA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 36279
Catalogação:  24/01/2019 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=36279@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=36279@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.36279

Resumo:
O escritório de arquitetura francês Lacaton e Vassal possui uma obra em que a apropriação de preexistências é recorrente: pela utilização de sistemas estruturais pré-fabricados de catálogo, pela incorporação do construído em projetos novos e pela permanência e manutenção do existente. Esta pesquisa pretende identificar novas motivações críticas dentro de um contexto contemporâneo para o uso desta estratégia na concepção do projeto de arquitetura. Para isso, buscou-se: (1) descrever, analisar e contextualizar historicamente este conceito; (2) identificar as diferentes formas de apropriação utilizadas por Lacaton e Vassal; (3) comparar esta abordagem da apropriação com a abordagem de outros arquitetos contemporâneos: Smiljan Radic e Santiago Cirugeda; (4) e, por último, analisar mais profundamente a intervenção de Lacaton e Vassal no Palais de Tokyo em Paris por esta construção elucidar diversos conceitos que se constituem como críticos à disciplina da arquitetura que, de certa forma, são consequência da ideia central de apropriação, além de expor algumas contradições dentro do discurso destes arquitetos.

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