$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: ANDARILHOS CONTEMPORÂNEOS EM BELÉM, A METRÓPOLE DA AMAZÔNIA: CONSUMO, JUVENTUDES E SOCIABILIDADE NA ERA DOS SHOPPING CENTERS
Autor: IZABELA JATENE DE SOUZA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  MARIA SARAH DA SILVA TELLES - ORIENTADOR
MARIA ISABEL MENDES DE ALMEIDA - COORIENTADOR

Nº do Conteudo: 36271
Catalogação:  24/01/2019 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=36271@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=36271@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.36271

Resumo:
Desde o século XIX Belém teve espaços de sociabilidade, onde as relações de consumo se traduziam de maneira muito nítida. Com o desenvolvimento da cidade e seu processo de urbanização, a coexistência de pobreza e riqueza configuraram a Região Metropolitana de Belém, consequências do processo de integração da Amazônia ao chamado Espaço Nacional. Os Shoppings Centers são identificados pelos jovens como um dos principais espaços para o exercício de sua sociabilidade e de relações de consumo, em que seus finais de semanas são intensamente vividos no interior e nas escadarias dos Shoppings. Observando o comportamento dos jovens nos quatro maiores Shoppings de Belém - Pátio Belém, Castanheira, Boulevard e Parque Shopping-, foi possível perceber quais desses os jovens tinham maior idenditade e por isso os escolhiam para frequentar e porque. Declaradamente a escolha juvenil foi pelos Shopings Castanheira e Boulevard, nos quais um comportamento era muito presente em ambos, o fato dos jovens andarem...andarem...andarem...estava diante de andarilhoS contemporâneos que exercitavam sua sociabilidade demarcando seus espaços na cidade de Belém, em Shoppings declarados pelos mesmos como de rico e de pobre, onde espaços se definiram como consequências da desigualdade. A observação participante permitiu uma imersão extremamente rica, pois a vivência nos espaços trouxe expressões, captadas com a linguagem gestual, risos e falas espontâneas, fundamentais para percepção do jogo identitário entre os jovens. Ao longo de 18 meses, foram realizadas 55 entrevistas, com roteiro previamente elaborado. O resultado da vivência socioantropológica nos Shopping Boulevard e Castanheira declaram universos distintos, onde o consumo popular e a convivência com as marcas falsificadas aparecem junto aos estereótipos criados pelos próprios jovens.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui