INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: INTEGRAÇÃO DE INFORMAÇÕES EM OPERAÇÕES DE CARGA E DESCARGA DE DERIVADOS DE PETRÓLEO: CASO PETROBRAS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): GUSTAVO HENRIQUE ARAUJO BRITO

Colaborador(es):  ANTONIO MARCIO TAVARES THOME - Orientador
JOSE ROBERTO DE SOUZA BLASCHEK - Coorientador
Número do Conteúdo: 36267
Catalogação:  24/01/2019 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=36267@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=36267@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.36267

Resumo:
Com o objetivo de identificar problemas e oportunidades de melhorias, esta dissertação analisou operações logísticas de carga e descarga de caminhões de derivados de petróleo, da Petrobras, em tanques próprios e de terceiros, nas vendas diretas para clientes e remessas para armazenagem, no mercado interno. A análise efetuada identificou problemas relacionados ao não comparecimento de veículos, nos locais e horários programados para realização das operações de carga e descarga, e erros e atrasos nos fluxos de informações envolvendo as programações de caminhões, ocasionando ociosidades nos ativos da Petrobras e aumento de custos. Com o intuito de aprimorar o sistema existente de gestão de agendamentos e equacionar tais problemas, esta dissertação sugere o uso, em situação real, de novas tecnologias no processo e estender o uso, para o contexto deste trabalho, de tecnologias já utilizadas. Destaca-se, no trabalho, a utilização da tecnologia de Web Services para viabilizar a integração entre sistemas de informações da Petrobras e dos armazenadores contratados e o uso de GPS e dispositivos móveis para auxiliar no monitoramento da frota e permitir cancelamentos e reprogramações com maior flexibilidade e agilidade. A principal contribuição desta dissertação consiste na criação, com apoio da tecnologia da informação e comunicação, de novos fluxos de informações, tornando os processos analisados mais ágeis e eficientes, e eliminando ou mitigando os problemas encontrados atualmente. Novas pesquisas são importantes para a continuidade do trabalho na empresa, expandindo a abrangência da solução e permitindo ganhos ainda mais expressivos.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui