INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: UMA FERRAMENTA DE MEDIÇÃO DE MATURIDADE APLICADA À CADEIA DE SUPRIMENTOS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): THAIS ROSA DA SILVA

Colaborador(es):  ANTONIO MARCIO TAVARES THOME - Orientador
Número do Conteúdo: 36265
Catalogação:  23/01/2019 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=36265@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=36265@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.36265

Resumo:
O mercado competitivo exige sistematicamente custos reduzidos e mais flexibilidade das organizações contemporâneas que, por sua vez, podem alcançar melhores resultados ao focarem no desenvolvimento de suas cadeias de suprimento. Sendo assim, os modelos de maturidade em supply chain se apresentam como aliados no processo de alavancagem das organizações. Apesar do crescente número de modelos neste campo de conhecimento, a literatura aponta para uma lacuna na criação de modelos híbridos, adaptativos e que se predispõem a medir a cadeia de suprimentos de forma ampla. A partir desta carência, o objetivo desta dissertação foi desenvolver um modelo de maturidade em gestão de cadeias de suprimentos com uma ferramenta de medição associada. Para isso, foi desenvolvida uma metodologia subdividida em três fases, abrangendo: os estudos introdutórios, a pesquisa bibliográfica e o desenvolvimento efetivo do modelo e ferramenta. O resultado desta pesquisa foi a criação do produto tecnológico, com registro no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), Supply Chain Management Maturity Model (SCM3). SCM3 é um modelo de caráter interdisciplinar, multidimensional e composto por 6 dimensões de aplicação: gestão de fornecedores, gestão da operação e clientes, gestão das atividades logísticas, recursos humanos, sistemas tecnológicos e sistema de medição de performance. O SCM3 utiliza o conceito de pontos chave de transição para mudança de nível de maturidade, o que confere maior pragmatismo ao modelo. A operacionalização deste modelo exigiu também o desenvolvimento de um método de apoio às organizações para sua implantação. O protótipo de ferramenta computacional associada ao SCM3 gera resultados compatíveis e comparáveis, reunindo 153 questões e 5 funcionalidades. A etapa de validação do modelo contou com a participação de especialista tanto do mercado, quanto da academia, que avaliaram aspectos inerentes à interface, conteúdo, encadeamento lógico, viabilidade e aceitabilidade do modelo. O modelo foi aplicado em ambiente organizacional em duas grandes empresas, líderes do setor de telecomunicações brasileiro, contando com a participação da camada gerencial das companhias. A aplicação se demonstrou relevante para organizações e acadêmicos, sendo capaz de realizar inúmeras análises para organizações alavancarem suas cadeias e apoiar estudo futuros de benchmarking em maturidade em supply chain.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui