$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: FÓRUNS ONLINE E A GESTÃO AMBIENTAL PARTICIPATIVA: UMA PRIMEIRA APROXIMAÇÃO
Autor: ANGELA JASMIN ERWES ENDLER
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  PAULO PEREIRA DE GUSMAO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 36187
Catalogação:  18/01/2019 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  MONOGRAFIA DE ESPECIALIZAÇÃO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=36187@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.36187

Resumo:
A gestão ambiental envolve conflitos entre interesses de grupos de indivíduos, corporações e instituições, sobre o uso e o acesso aos recursos naturais. Esses conflitos podem ser de natureza econômica, política, ou social. A resolução desses conflitos em muitos casos é extremamente difícil dada a diversidade de aspectos e interesses, mas principalmente por falta de diálogo e de uma participação mais ampla de todos os atores envolvidos. As possibilidades para uma interação e colaboração entre os atores de uma sociedade, por exemplo, para trocar informações, compartilhar experiências, atuar na busca por soluções de problemas sociais e ambientais, entre outros, tem-se fortalecido e beneficiado muito pela grande expansão e difusão da Internet. A transposição dos limites geográficos, culturais e temporais através do uso das redes de comunicação e computadores tem facilitado e contribuído muito para o surgimento de comunidades articuladas em rede. Este trabalho teve como objetivo estudar as tendências de uso da Internet no Brasil, em particular de Fóruns Online, e discutir os potenciais deste mecanismo para ampliar e facilitar a participação da sociedade no processo decisório em questões de conflitos socioambientais. Além disso, mostrou-se como o Fórum poderia ser usado no processo de licenciamento ambiental, bem como ele poderia ser organizado e gerido. Através de um exercício de simulação de um cenário hipotético, mostrou-se como o Fórum Online permitira a participação efetiva de uma comunidade afetada em uma etapa do licenciamento ambiental de um empreendimento hoteleiro.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui