INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: O BORDADO CONTEMPORÂNEO: TRABALHO MANUAL E PROCESSO ELETRÔNICO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): MARIA TERESA ROMEIRO LEAL

Colaborador(es):  CLAUDIO FREITAS DE MAGALHAES - Orientador
Número do Conteúdo: 36157
Catalogação:  17/01/2019 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=36157@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=36157@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.36157

Resumo:
Os processos eletrônicos alteram os conceitos básicos do fazer artesanal e, portanto, o conceito de bordado também se altera. Diante dessa ruptura, surge a justificativa desse trabalho: a análise dos bordados, sejam manuais ou eletrônicos. Este trabalho busca investigar o bordado para debater as transformações ocorridas ao longo do tempo, incluindo a utilização de novas tecnologias, examinando se é coerente dizer que as máquinas eletrônicas bordam. A metodologia aplicada inclui diferentes etapas, iniciando pela checagem dos temas e dos contextos relacionados para examinar o bordado, aferindo os seus diferentes processos de produção: o trabalho manual e o sistema eletrônico. A pesquisa também tem por base uma revisão teórica dos conceitos apresentados. A discussão a respeito da evolução do artesanato no Brasil conduz o olhar para a nossa prática, ilustrando o debate com o trabalho realizado na Cooperativa de Trabalho Artesanal e de Costura da Rocinha Ltda - até recentemente reconhecida como COOPA-ROCA. A experiência aprofunda a reflexão a respeito de uma cultura metodológica relacionada ao bordado manual, elucidando o papel do consumidor.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui