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Título: OLHANDO O INVISÍVEL: PRÁTICAS E INTERAÇÕES NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): GISELLE HOWAT RODRIGUES

Colaborador(es):  ALEXANDRA COELHO PENA - Orientador
Número do Conteúdo: 36130
Catalogação:  16/01/2019 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  MONOGRAFIA DE ESPECIALIZAÇÃO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=36130@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.36130

Resumo:
Esta monografia aborda o tema das interações entre adultos e crianças na educação infantil e as questões que atravessam esta prática no trabalho com crianças pequenas, trazendo reflexões acerca das dificuldades e questionamentos presentes na atuação do professor e seu cotidiano. Pela abordagem teórica de Reggio Emilia e a pedagogia da escuta discute-se sobre um olhar sensível para a infância e as possibilidades que surgem de um espaço onde a educação é construída em conjunto e as crianças são vistas como protagonistas de seus processos de aprendizagem. Através de relatos de experiência é realizada uma pesquisa qualitativa onde, ao acompanhar as crianças por meio da documentação pedagógica, propõe-se a abertura de caminhos para uma ampliação do olhar e diferentes formas de ver e estar com crianças, enxergando-as como sujeitos ativos, potentes e detentores de direitos, intencionando pensar em possibilidades de práticas mais dialógicas e significativas.

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