As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: OLHANDO O INVISÍVEL: PRÁTICAS E INTERAÇÕES NA EDUCAÇÃO INFANTIL Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor(es): GISELLE HOWAT RODRIGUES
Colaborador(es): ALEXANDRA COELHO PENA - Orientador
Número do Conteúdo: 36130
Catalogação: 16/01/2019 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: MONOGRAFIA DE ESPECIALIZAÇÃO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=36130@1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.36130
Resumo:
Título: OLHANDO O INVISÍVEL: PRÁTICAS E INTERAÇÕES NA EDUCAÇÃO INFANTIL Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor(es): GISELLE HOWAT RODRIGUES
Colaborador(es): ALEXANDRA COELHO PENA - Orientador
Número do Conteúdo: 36130
Catalogação: 16/01/2019 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: MONOGRAFIA DE ESPECIALIZAÇÃO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=36130@1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.36130
Resumo:
Esta monografia aborda o tema das interações entre adultos e crianças na educação infantil e as questões que atravessam esta prática no trabalho com crianças pequenas, trazendo reflexões acerca das dificuldades e questionamentos presentes na atuação do professor e seu cotidiano. Pela abordagem teórica de Reggio Emilia e a pedagogia da escuta discute-se sobre um olhar sensível para a infância e as possibilidades que surgem de um espaço onde a educação é construída em conjunto e as crianças são vistas como protagonistas de seus processos de aprendizagem. Através de relatos de experiência é realizada uma pesquisa qualitativa onde, ao acompanhar as crianças por meio da documentação pedagógica, propõe-se a abertura de caminhos para uma ampliação do olhar e diferentes formas de ver e estar com crianças, enxergando-as como sujeitos ativos, potentes e detentores de direitos, intencionando pensar em possibilidades de práticas mais dialógicas e significativas.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |