INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: A IDENTIDADE DA PROFESSORA DA EDUCAÇÃO INFANTIL: ENTRE PARADIGMAS, PESQUISAS E NOVAS CONCEPÇÕES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): MAIARA ISAIAS MENDES GOMES

Colaborador(es):  ALEXANDRA COELHO PENA - Orientador
Número do Conteúdo: 36114
Catalogação:  15/01/2019 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  MONOGRAFIA DE ESPECIALIZAÇÃO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=36114@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.36114

Resumo:
Esta pesquisa tem por objetivo refletir sobre quais elementos constituem a identidade do docente da Educação Infantil. A discussão do tema se dá em diálogo com os desafios que marcam a trajetória de profissionais que atuam nesta área, como a falta de compreensão do seu papel, o gênero que ainda determina compreensões diversas acerca do profissional etc. A metodologia utilizada para este trabalho foi a pesquisa teórica, e o texto está dividido em três capítulos. O primeiro traz uma contextualização da figura do professor de Educação Infantil através dos documentos norteadores da Educação Brasileira. No segundo, é apresentado um apanhado histórico da presença da mulher na Educação Infantil. E o terceiro e último capítulo discute a identidade do professor da Educação Infantil a partir de três teorias, a de Madalena Freire, a filosofia de Reggio Emília e de Sonia Kramer.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui