$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: ECONOMIA CIRCULAR NA INDÚSTRIA DE CELULOSE TIPO KRAFT: APROVEITAMENTO DE RESÍDUOS DREGS E GRITS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): DANIELLE REIS SOARES

Colaborador(es):  TACIO MAURO PEREIRA DE CAMPOS - Orientador
Número do Conteúdo: 36098
Catalogação:  14/01/2019 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=36098@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=36098@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.36098

Resumo:
Pesquisas recentes apontam que o Brasil ocupa lugar de destaque no ranking mundial de produção de papel e celulose. O setor é fundamental para economia nacional e é responsável por gerar diversos empregos diretos e indiretos. Porém, apesar de a madeira, principal matéria prima do processo produtivo, ser proveniente de florestas plantadas, as empresas do setor se deparam com problemas de cunho ambiental em função da grande quantidade de resíduos sólidos industriais gerados diariamente em suas fábricas, os quais, apresentam potencial de causar danos ambientais. Desta forma, o setor sofre com o forte apelo ambiental da sociedade, dos órgãos fiscalizadores e do mercado. Este fato tem levado as empresas a buscarem soluções alternativas para o descarte dos seus resíduos, com o intuito de valorizar e garantir um novo uso aos mesmo, ao invés, da simples disposição em aterro, levando em conta os conceitos e princípios da Economia Circular. Neste sentido buscou-se estudar na literatura os potenciais meios de valorização para os resíduos dregs e grits e, como resultado, encontrou-se utilizações dos mesmos como corretivos de acidez de solo e fertilizantes, estabilização de áreas degradadas, aplicação em obras rodoviárias, utilização na indústria de cerâmica e de cimento e na utilização como agregados em argamassas. Buscou-se também averiguar as práticas atuais adotadas por empresas do setor e os benefícios alcançados por elas como, por exemplo, a melhoria da imagem da empresa, redução do passivo ambiental e dos custos de transporte e disposição dos resíduos.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui