$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas |



Título: A FILIAÇÃO DIVINA COMO CUMPRIMENTO DAS ANTIGAS PROMESSAS E A NOVA E ETERNA ALIANÇA DE DEUS COM OS HOMENS
Autor: PEDRO DA COSTA PEREIRA
Instituição:  -
Colaborador(es):  -
Nº do Conteudo: 35996
Catalogação:  07/01/2019 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TEXTO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35996@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.ATeo.35996

Resumo:
A grande novidade do Evangelho de João é a revelação de que, pela fé em Cristo, o homem pode se tornar filho de Deus (Jo 1,12), passar para a vida eterna (Jo 3,15-16.36; 6,40.47), nascer de novo (Jo 3,7). Isso significa dizer que, segundo o Quarto Evangelho, a fé em Cristo foi o meio escolhido por Deus para gerar novos filhos para si, para dar vida eterna aos homens. Passando a crer em Cristo, o homem é feito filho de Deus, ele passa para a vida eterna, e, desse modo, nasce de novo, pois nasce para a vida que não tinha antes de crer em Cristo. Nascer de novo é nascer para a vida eterna, é ser feito filho de Deus. A vida eterna e ser flho de Deus não são duas coisas distintas, mas o mesmo. A vida eterna é ser filho de Deus: ser filho de Deus é a vida eterna. Dando vida eterna aos homens, ou seja, tornando-os seus filhos e, assim, salvando-os, santificando-os, Deus cumpriu antigas promessas feitas por Ele no Antigo Testamento (AT). Ser filho de Deus é a nova (Jr 31,31) e eterna aliança (Is 61,80; Jr 32,40; Br 2,35; Ez 16,60) e o novo espírito (Ez 36,26) outrora prometidos. É passando a crer em Cristo que o homem entra em aliança com Deus e recebe o seu Espírito Eterno, é feito seu filho. O novo espírito, anteriormente prometido, é o espírito de filho de Deus, é ser filho de Deus, é a vida eterna. Concedida graciosamente mediante a fé em Cristo (Jo 1,12), a filiação divina não é um elemento da nova aliança, mas a nova aliança mesma. Todas essas relações, contudo, são ignoradas sempre que se afirma que todo homem quando vem ao mundo já é filho de Deus. Com isso, o assombro da mensagem central de João – Cristo veio ao mundo para que, pela fé nele, os homens fossem feitos filhos de Deus, recebessem a vida eterna – passa despercebido. E, igualmente, fica encobertos os termos da nova aliança. Por isso, urge pôr em evidência o conteúdo original da mensagem evangélica.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui