INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: FERRAMENTA DE MINERAÇÃO DE PROCESSOS MULTI-CRITÉRIOS PARA OTIMIZAÇÃO E A SUA APLICAÇÃO EM UM PROTOCOLO CLÍNICO DE SEPSE
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): RICARDO ALFREDO QUINTANO NEIRA

Colaborador(es):  SILVIO HAMACHER - Orientador
ERIN STRETTON - Coorientador
Número do Conteúdo: 35958
Catalogação:  02/01/2019 Idioma(s):  INGLÊS - ESTADOS UNIDOS

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35958@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35958@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.35958

Resumo:
Sepse é considerada uma carga na saúde e na economia global. No Brasil, a sepse é a principal causa de morte em Unidades de Terapia Intensiva, bem como uma das principais causas de mortalidade hospitalar tardia. Nesta tese, inicialmente apresenta-se um relatório epidemiológico brasileiro de sepse contemplando 10 anos utilizando dados do Sistema Único de Saúde (SUS). Em seguida, mostra-se um estudo que apoia os estabelecimentos de saúde na avaliação e otimização de seus protocolos clínicos de sepse usando técnicas de mineração de processos. Um protocolo clínico consiste em um plano de cuidados bem definido, que inclui uma ordem clara e tempo para a execução de intervenções com resultados esperados. Durante a execução deste estudo, identificou-se a falta de técnicas de mineração de processos para a otimização de protocolos clínicos. Assim, neste trabalho foi proposta, implementada e testada uma nova técnica de mineração de processos que auxilia usuários na otimização de seus processos. Esta técnica foi aplicada para a melhoria de protocolos clínicos. A técnica desenvolvida (Multi-CAT) identifica e destaca um conjunto de atividades e subsequências que promovem resultados positivos ou negativos, considerando múltiplos critérios simultâneos. A técnica foi aplicada com sucesso em um protocolo clínico de sepse, na qual foram adquiridas mais recomendações de otimização do que foi previamente obtido em análise manual. Conclui-se que a técnica desenvolvida apresenta grande potencial para auxiliar na otimização de processos com bom desempenho. No cenário de testes mais complexo, com 58 atividades, 50.000 casos e 14.451 variantes, Multi-CAT utilizou 2,04 minutos para executar a análise. Para finalizar, a ferramenta foi validada em dois processos distintos, indicando potencial para ser aplicada em outras áreas de negócio.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui