INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: UMA ABORDAGEM VISUAL E INTERATIVA PARA A SELEÇÃO DE CONJUNTOS DE CENÁRIOS TEMPORAIS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): GUILHERME GONCALVES SCHARDONG

Colaborador(es):  HELIO CORTES VIEIRA LOPES - Orientador
SIMONE DINIZ JUNQUEIRA BARBOSA - Coorientador
Número do Conteúdo: 35864
Catalogação:  14/12/2018 Idioma(s):  INGLÊS - ESTADOS UNIDOS

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35864@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35864@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.35864

Resumo:
O uso de abordagens de programação estocástica e redução de cenários tem se tornado imprescindível na análise e predição de comportamento de sistemas dinâmicos. Entretanto, tais técnicas não levam em conta o conhecimento prévio sobre domínio que o usuário possui. O presente trabalho tem por objetivo o desenvolvimento de uma abordagem visual e interativa para abordar o problema de redução de cenários com dados temporais. Para tanto, nós propomos a implementação de uma série de visualizações de dados temporais integradas. Também propomos a adaptação de um algoritmo de projeção multidimensional para lidar com dados temporais. Desta forma, podemos representar graficamente a evolução de um conjunto de cenários ao longo do tempo. Outra visualização proposta no presente trabalho é uma adaptação de Bump chart para lidar com dados temporais acumulados; através dele, um usuário pode comparar a evolução das distâncias entre os diferentes cenários e um cenário de referência. Para validar a nossa proposta, fizemos uma implementação das técnicas propostas e conduzimos um estudo com usuários de diferentes áreas do conhecimento e níveis de experiência. Os resultados obtidos até então indicam que uma abordagem visual para o problema de redução de cenários é viável, e permite a seleção de um conjunto razoável de cenários. Além disso, constatamos que essa abordagem pode ser útil em um contexto de exploração de dados visando a redução de cenários. O usuário também pode explorar visualmente os resultados de outras técnicas de redução de cenários usando nossa abordagem. Os usuários entrevistados reportaram facilidade em cumprir as tarefas propostas e comentaram positivamente sobre os mecanismos de interação fornecidos pelo nosso protótipo. Também testamos os cenários escolhidos usando nossa proposta contra outras abordagens encontradas tanto na literatura quanto em uso na indústria. Os resultados obtidos foram bons, indicando que nossa proposta é viável em casos de uso reais.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui