INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: RECONHECIMENTO DE ENTIDADES MENCIONADAS PARA O PORTUGUÊS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): DANIEL SPECHT SILVA MENEZES

Colaborador(es):  RUY LUIZ MILIDIU - Orientador
Número do Conteúdo: 35855
Catalogação:  13/12/2018 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35855@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35855@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.35855

Resumo:
A produção e acesso a quantidades imensas dados é um elemento pervasivo da era da informação. O volume de informação disponível é sem precedentes na história da humanidade e está sobre constante processo de expansão. Uma oportunidade que emerge neste ambiente é o desenvolvimento de aplicações que sejam capazes de estruturar conhecimento contido nesses dados. Neste contexto se encaixa a área de Processamento de Linguagem Natural (PLN) - Natural Language Processing (NLP) - , ser capaz de extrair informações estruturadas de maneira eficiente de fontes textuais. Um passo fundamental para esse fim é a tarefa de Reconhecimento de Entidades Mencionadas (ou nomeadas) - Named Entity Recognition (NER) - que consistem em delimitar e categorizar menções a entidades num texto. A construção de sistemas para NLP deve ser acompanhada de datasets que expressem o entendimento humano sobre as estruturas gramaticais de interesse, para que seja possível realizar a comparação dos resultados com o real discernimento humano. Esses datasets são recursos escassos, que requerem esforço humano para sua produção. Atualmente, a tarefa de NER vem sendo abordada com sucesso por meio de redes neurais artificiais, que requerem conjuntos de dados anotados tanto para avaliação quanto para treino. A proposta deste trabalho é desenvolver um dataset de grandes dimensões para a tarefa de NER em português de maneira automatizada, minimizando a necessidade de intervenção humana. Utilizamos recursos públicos como fonte de dados, nominalmente o DBpedia e Wikipédia. Desenvolvemos uma metodologia para a construção do corpus e realizamos experimentos sobre o mesmo utilizando arquiteturas de redes neurais de melhores performances reportadas atualmente. Exploramos diversas modelos de redes neurais, explorando diversos valores de hiperparâmetros e propondo arquiteturas com o foco específico de incorporar fontes de dados diferentes para treino.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui