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Título: CONCEPÇÕES DE FAMÍLIAS PARA CRIANÇAS: CONTRIBUIÇÕES DA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO
Autor: ILANA CAMURCA LANDIM TAVARES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  JULIANE CALLEGARO BORSA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 35835
Catalogação:  12/12/2018 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35835@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35835@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.35835

Resumo:
As configurações familiares estão em processo de diversificação, de maneira que o modelo tradicional de família, formado por homem e mulher unidos em matrimônio, não é o único a ser legitimado pela sociedade. Esses diversos arranjos familiares podem resultar em diferentes concepções sobre a família. Considerando tais mudanças, este estudo teve como objetivo geral investigar as concepções de famílias para crianças, considerando suas produções gráficas e relatos verbais sob a perspectiva teórica da análise do comportamento. Participaram da amostra 108 crianças, com idades entre cinco e 12 anos (M é igual à 8,58; DP é igual à 1,54), residentes na cidade do Rio de Janeiro (RJ), sendo 51 meninas (47,2 por cento) e 57 meninos (52,8 por cento) e seus respectivos responsáveis (71,3 por cento mulheres; M idade é igual à 36,9; DP é igual à 7,31). Foi solicitado às crianças que desenhassem uma família e requeridos esclarecimentos sobre o desenho, os quais foram anotados em uma folha de registro. Ao final, foi questionado à criança o que era uma família para ela. O conteúdo foi armazenado em formato de texto e áudio. Além disso, foi solicitado aos responsáveis que preenchessem um questionário sociodemográfico contendo informações sobre a família da criança. Para analisar os dados do formulário de registro e do questionário sociodemográfico foram realizadas análises descritivas e o Teste qui-quadrado. No que concerne aos dados do relato verbal da criança, foi realizada uma análise lexical proposta pelo programa IRaMuTeQ e uma análise de conteúdo baseada em Bardin. Os resultados indicaram que as crianças retratam o estereótipo de família tradicional, constituído por pai, mãe e filhos, em seus desenhos (67,6 por cento; n é igual à 73) e relatos. Por outro lado, verificou-se que as crianças entendem a família a partir da dimensão afetiva, e não somente associada aos espaços comuns de convivência e moradia. Esse estudo propôs novas perspectivas empíricas e teóricas para a avaliação do desenho da família e relato verbal. Sugeriu, ainda, a necessidade de melhor compreender de que forma os diversos arranjos familiares são apresentados pelas crianças.

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