$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: PAVÕES, HUMANOS E FERRARIS: O CONSUMO CONSPÍCUO COMO CRITÉRIO DE ATRATIVIDADE DE HETEROSSEXUAIS E NÃO-HETEROSSEXUAIS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): FELIPE CARVALHO NOVAES

Colaborador(es):  JEAN CARLOS NATIVIDADE - Orientador
Número do Conteúdo: 35823
Catalogação:  11/12/2018 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35823@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35823@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.35823

Resumo:
Diversos fatores são considerados no julgamento da atratividade de possíveis parceiros amorosos. Esses fatores abrangem características físicas, traços psicológicos, status social e demonstração de recursos. Homens que ostentam posse de recursos são considerados mais atraentes por mulheres que preferem relacionamentos de longo prazo. Pesquisas recentes vêm mostrando que o consumo conspícuo pode ter importante papel como critério de atratividade. Por outro lado, o consumo conspícuo parece aumentar a atratividade dos homens perante mulheres interessadas em relações de curto prazo. Desse modo, o primeiro capítulo consiste numa revisão de literatura sobre recursos como sinais de atratividade em relacionamentos de longo prazo. O segundo capítulo consiste numa análise dos resultados de quatro experimentos que tiveram como objetivo investigar a influência do consumo conspícuo como critério de atratividade de mulheres interessadas em relacionamentos de curto prazo. O segundo objetivo desse estudo foi verificar se o consumo conspícuo influenciaria a atratividade de indivíduos não-heterossexuais em relacionamentos de curto prazo. Os resultados não mostraram influência do consumo conspícuo sobre a atratividade, independente da orientação sexual. Surpreendentemente, alguns resultados sugeriram que as mulheres acharam mais atraentes os indivíduos na condição sem consumo conspícuo. Isso pode ter ocorrido devido a um viés amostral. A maioria dos participantes tinha alto grau educacional, o que pode estar associado maior preferência por relacionamentos de longo prazo. O objeto usado como consumo conspícuo (carro popular e carro luxuoso) pode, ainda, não ser de especial interesse dessa amostra com alto grau de escolaridade.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui