INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: AVALIAÇÃO DE UM PROGRAMA DE INTERVENÇÃO COM LEITURA EM VOZ ALTA PARA CRIANÇAS DE CRECHE
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): AMANDA GRAZIELE AGUIAR VIDEIRA

Colaborador(es):  JESUS LANDEIRA FERNANDEZ - Orientador
LUCIENE DE FATIMA ROCINHOLI - Coorientador
Número do Conteúdo: 35818
Catalogação:  11/12/2018 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35818@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35818@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.35818

Resumo:
Intervenções na primeira infância pautadas na promoção da parentalidade em famílias de baixa renda possuem o potencial de aumentar o desenvolvimento infantil, diminuindo assim os riscos sociais provenientes do baixo nível socioeconômico. O presente estudo investigou a viabilidade técnica para implementação do programa de intervenção Leitura Desde o Berço em uma Creche Municipal da região Metropolitana do Rio de Janeiro, e a capacidade deste programa em gerar aumento no desenvolvimento cognitivo e da linguagem de crianças entre 24 e 42 meses de idade. Participaram 16 díades cuidador-criança matriculadas no Centro Municipal de Educação Infantil em Seropédica/RJ. Os resultados mostraram que o programa Leitura Desde o Berço possui qualidade de recursos e técnicas, porém, houve baixa adesão da instituição de Educação Infantil e dos cuidadores, assim como o programa não produziu aumento das habilidades cognitivas e de linguagem das crianças. Dessa forma, sugere-se a implementação de políticas públicas em educação e saúde voltadas para o desenvolvimento infantil no currículo educacional dos Municípios, para que programas de intervenção possam ser incluídos em creches e escolas e investigações dos seus efeitos em fases mais avançadas do desenvolvimento infantil possam ser realizadas.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui